.

Quais são as dúvidas mais comuns sobre exames? Entenda aqui

Você já ficou em dúvida sobre os procedimentos necessários para a realização de um exame laboratorial? Isso é bastante comum, principalmente quando o médico solicita um exame que não faz parte da rotina do paciente. Nesse caso, é importante buscar informações e compreender melhor como funciona cada um deles.

Pensando nisso, reunimos as principais dúvidas sobre exames, relatadas pelos pacientes. Quer entender mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

A bebida alcoólica pode gerar interferências em um exame?

Uma das mais recorrentes dúvidas sobre exames de sangue é se é permitido ingerir bebidas alcoólicas horas antes do procedimento. A verdade é que o álcool pode, sim, alterar o resultado de um exame, especialmente os de colesterol e de glicose.

Isso acontece porque o álcool interfere no metabolismo da glicose, causando alterações. O ideal é deixar o álcool de lado por 72 horas antes da realização do procedimento.

Continua após o anúncio

É permitido ingerir medicamentos antes de um exame?

A resposta para essa pergunta é: depende. Alguns medicamentos podem interferir no resultado, principalmente aqueles de uso controlado. Por isso, é essencial comunicar o médico caso faça uso de alguma medicação de uso contínuo.

No entanto, não é apenas a medicação de uso controlado que pode interferir nos exames. Anti-inflamatórios e antibióticos, assim como o ácido acetilsalicílico, podem gerar alterações em exames, principalmente os de coagulação de sangue e tireoide.

O período menstrual interfere em algum tipo de exame?

O período menstrual pode causar algumas alterações hormonais no corpo da mulher, no entanto, esse não é um fator impeditivo para a realização de exames de sangue. Basta que o médico saiba que o sangue foi colhido nesse período, dependendo do caso.

Já no exame de urina, o ideal é aguardar o fim do ciclo menstrual. Em casos de emergência, é possível fazer a coleta da urina tomando alguns cuidados, como usar tampões e realizar uma assepsia completa na região íntima.

O exame de papanicolau não pode ser feito durante o período menstrual, uma vez que a coloração e a textura do sangue pode interferir na avaliação do colo do útero e das paredes da vagina.

O jejum é mesmo necessário nos exames de sangue?

Outra dúvida sobre exames muito recorrente é sobre a necessidade do jejum para a coleta de sangue. O ideal aqui é seguir as orientações do médico ou dos profissionais do laboratório, já que alguns necessitam do jejum e outros não.

Também é importante respeitar as horas de jejum indicadas, já que um período muito longo sem comer também pode provocar alterações. De qualquer maneira, desde que seja respeitado o tempo necessário, é possível realizar a coleta de manhã ou à tarde.

Manter relações sexuais antes de exames é permitido?

Mais uma dúvida sobre exames muito frequente é sobre relações sexuais. Quando o exame é de sangue, existem pouquíssimas restrições sobre o assunto. Apenas nos exames de PSA e espermograma é solicitado que o homem mantenha a abstinência sexual.

Já as mulheres, quando realizam exame ginecológicos, devem evitar manter relações sexuais em alguns casos.

Essas são algumas das dúvidas sobre exames mais comuns entre pacientes, mas é possível que você se depare com outros questionamentos ao realizar um procedimento. Nesse caso, é essencial tirar todas as dúvidas com o médico ou com o laboratório, para garantir que os resultados serão efetivos.

Na hora de escolher um laboratório, também é essencial pensar em qualidade, conforto e praticidade. Para isso, você pode contar com o laboratório LabCac. Quer tirar suas dúvidas sobre exames? Entre em contato com a nossa equipe!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *