.

Exames para gestantes: confira os principais a serem feitos durante a gestação

Os exames para gestantes são essenciais para que o obstetra consiga acompanhar o desenvolvimento e a saúde do bebê, além da saúde da mulher, visto que interfere de forma direta na gestação. Dessa forma, em cada consulta, o médico verifica a pressão arterial, o peso e a circunferência abdominal, e recomenda que a mesma faça alguns exames de rotina ao longo da gravidez.

Geralmente, é feita uma quantidade maior de exames nos três primeiros meses para acompanhar o estado de saúde da mulher nas primeiras semanas da gestação. Já nos próximos meses, são pedidos menos exames, sendo mais voltados para acompanhar o desenvolvimento do bebê.

Você conhece os principais exames que devem ser feitos durante a gestação? Continue a leitura e saiba mais sobre eles!

Hemograma

O hemograma tem a finalidade de verificar se está tudo em ordem com as plaquetas e as hemácias, além dos leucócitos, que são responsáveis pela defesa do organismo. Dessa forma, com o hemograma, o médico consegue analisar se existem infecções e indícios de anemia, por exemplo, podendo ser recomendada a utilização de suplementos.

Continua após o anúncio

Glicose em jejum

Esse exame é de extrema relevância para averiguar se existe algum risco de desenvolver diabetes gestacional. Lembrando que é recomendado que seja realizado no primeiro e no segundo trimestre de gestação, sendo possível acompanhar o controle e o tratamento da diabetes, caso a gestante seja diagnosticada com a doença.

Inclusive, da 24ª à 28ª semanas de gestação, o médico pode recomendar que seja feito o exame TOTG — teste oral de tolerância à glicose. Ele também é chamado de exame de curva glicêmica. Com ele, é possível detectar diabetes gestacional.

Exames para identificar infecções

São solicitados alguns exames para gestantes devido ao fato de infecções por parasitas, vírus ou bactérias poderem ser transmitidas para o bebê no parto. Algumas podem afetar o seu desenvolvimento, pois, em alguns casos, podem ultrapassar a placenta.

Além disso, se a mulher for portadora de alguma doença crônica infectocontagiosa, como o HIV, é essencial que seja feito um acompanhamento frequente do vírus no organismo e realizar a dosagem dos medicamentos necessários, por exemplo.

Exame de urina e urocultura

O exame de urina, chamado também de EAS, é essencial para detectar a infecção urinária, que é recorrente ao longo da gravidez. O médico também costuma indicar, juntamente ao EAS, a realização de urocultura, especialmente se a mulher apresentar sintomas de infecção.

Com esse exame, é possível identificar o microrganismo que causou a doença e, dessa forma, recomendar o melhor tratamento.

Você conheceu alguns dos mais importantes exames para gestantes. É muito importante escolher um laboratório com credibilidade e conhecido no mercado para realizar todos os testes necessários. O LABCAC é referência no setor e realiza todos esses exames, com os melhores profissionais, que apresentam resultados precisos e rápidos, assegurando a sua segurança e a do seu bebê.

Este post foi útil para você? Então, aproveite para baixar o e-book “Guia completo de exames para gestantes” e fique ainda mais por dentro do assunto!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *