.

Quais são os melhores alimentos para quem tem colesterol alto?

Se você fez exames de rotina e verificou que o seu colesterol não está com as taxas dentro do recomendado, é hora de cuidar melhor da alimentação. Isso, porque esse resultado indica que seus hábitos alimentares não estão totalmente adequados, o que pode desencadear diversos problemas para a sua saúde, como infarto e até AVC.

Além de evitar o consumo de produtos industrializados, carnes gordurosas e o excesso de açúcares, vale a pena incluir na dieta os melhores alimentos para quem tem colesterol alto. Quer saber quais são eles? Então continue com a leitura deste post para descobrir!

Peixes

Alimentos como sardinha, atum e bacalhau contêm uma grande quantidade de ômega 3 e 6 — gorduras do bem, pertencentes à classe dos ácidos graxos. Desse modo, agem diminuindo o nível de colesterol ruim (LDL), que se deposita nas artérias e causa o entupimento delas, e aumentam o colesterol bom (HDL), responsável por levar substâncias maléficas ao fígado, para que sejam eliminadas do organismo.

Por esse motivo, o ideal é consumir peixes pelo menos duas vezes por semana.

Continua após o anúncio

Aveia

Tanto a aveia quanto o farelo de aveia são ricos em fibras solúveis, que melhoram o funcionamento do intestino e ajudam na redução do colesterol ruim no sangue.

Portanto são alternativas bem-vindas no café da manhã e lanches da tarde.

Oleaginosas

Nozes, avelãs e amêndoas fazem parte do grupo das oleaginosas. Entre suas principais características está o alto teor de gorduras boas, fibras e vitaminas.

Com isso, a diminuição dos níveis de colesterol é apenas um dos benefícios proporcionados por esses alimentos. Mas fique atento: é muito importante consumir em quantidade moderada.

Chocolate amargo

Feito apenas com cacau, sem adição de leite, o chocolate amargo, além de reduzir a vontade de comer doce e prevenir doenças cardíacas, também ajuda a regularizar o LDL e aumentar o HDL.

O consumo diário recomendado é de 30 gramas.

Azeite

Azeites, como o de oliva, preferencialmente os extravirgens, apresentam propriedades que impedem a oxidação do LDL, capaz de provocar a formação de placas de gordura na parede das artérias, e o reduzem.

Por isso, coloque esse ingrediente na salada, por exemplo, mas evite aquecê-lo, pois isso provoca a perda de seus benefícios.

Alcachofra

Trata-se de uma planta rica em flavonoide, um antioxidante poderoso, que controla o colesterol maléfico à saúde.

Laranja

A laranja é uma fruta rica em uma fibra solúvel, denominada pectina, que dificulta a absorção do colesterol ruim pelo intestino.

Dessa forma, para acompanhar as refeições, optar por um suco natural dessa fruta é uma boa escolha.

Linhaça

Assim como outros alimentos já citados, a linhaça é composta por fibras e ômega 3 e 6, que normalizam as taxas de colesterol. Ela pode ser colocada em frutas, saladas, iogurte etc.

E então, alguma dessas opções já faziam parte da sua rotina alimentar? O que está esperando para inclui-las agora mesmo no cardápio? Caso ache necessário procure um profissional qualificado ou seja um nutricionista para lhe auxiliar na escolhe dos melhores alimentos para normalizar seu colesterol alto.

Agora que você já sabe quais alimentos ajudam na redução do colesterol alto, aproveite para garantir o seu acesso a outros conteúdos sobre temas relevantes para a sua saúde. Assine a nossa newsletter e receba-os diretamente em sua caixa de entrada! Até a próxima!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *