.

Teste do pezinho: o que é, como ele é feito e qual a sua importância?

O teste do pezinho é um exame capaz de identificar doenças genéticas e metabólicas que podem fazer com que a criança apresente deficiência cognitiva ou comprometam a saúde de forma geral.

O exame deve ser feito em todos os recém-nascidos após as primeiras 48 horas de nascimento e até o 5º dia de vida. Uma vez identificadas essas doenças, será possível iniciar o tratamento mais cedo e, com isso, aumentar as chances de cura.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando o artigo e conheça como é feito o teste do pezinho, os tipos existentes e como os resultados podem ser interpretados. Confira!

Como é feito o teste de pezinho?

Esse exame é realizado por meio da coleta de sangue na parte do calcanhar do bebê. Muita gente acha que esse teste é feito como um exame de sangue comum, no qual uma agulha é aplicada e uma quantidade de sangue significativa é retirada.

Continua após o anúncio

Na verdade, não é bem assim que o teste do pezinho acontece. Apenas algumas gotinhas de sangue são coletadas para análise. Além disso, o exame não apresenta contraindicações e não traz sofrimento para a criança, uma vez que a região do calcanhar é menos sensível à dor.

Quais os tipos de teste do pezinho?

Existem diferentes tipos de teste do pezinho. Um deles, conhecido como teste básico, é obrigatório por lei e deve ser realizado em todo o território nacional. Ele é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Já os outros tipos de teste são realizados por laboratórios e abrange mais doenças do que as examinadas pelo teste do pezinho básico. Na sequência, você conhecerá quais são as enfermidades identificadas por cada um dos testes.

Teste do pezinho básico

Trata-se de um exame gratuito e capaz de reconhecer seis tipos de doenças.

  • Fenilcetonúria: condição rara, congênita e genética, que prejudica a síntese da melanina.
  • Hipotireoidismo congênito: distúrbio na glândula da tireoide que faz com que não seja produzida insulina suficiente para o organismo.
  • Fibrose cística: doença genética hereditária e caracterizada por secreções mais densas e pegajosas no pulmão e em outras áreas do corpo.
  • Hemoglobinopatias: são consideradas doenças do sangue, tais como anemia falciforme, uma deficiência na formação dos glóbulos vermelhos do sangue.
  • Hiperplasia adrenal congênita: compromete a produção de hormônios da glândula suprarrenal e pode trazer consequências como má formação da genitália e propriedade precoce.
  • Deficiência de biotinidase: não permite a absorção e regeneração da vitamina biotina, essencial para formação de unhas e cabelos.

Outros perfis de teste do pezinho

Como dissemos, existem outros tipos de teste do pezinho capazes de detectar uma quantidade superior de doenças quando comparados à versão básica do teste. Saiba mais sobre eles na sequência!

Outras doenças que podem ser detectadas através do teste do pezinho

Este exame consegue detectar quatro doenças além das disponibilizadas pelo teste do pezinho básico.

  • Deficiência de G6PD: responsável por anemias causadas por contato com certos medicamentos.
  • Galactosemia: caracterizada pela incapacidade do organismo de metabolizar a glicose.
  • Leucinose: provoca convulsões, falta de ar e vômito.
  • Toxoplasmose congênita: pode provocar calcificações cerebrais, além de deficiência intelectual e microcefalia.

Teste do pezinho para SCID

Este é o teste capaz de verificar e identificar um grupo de doenças genéticas que impedem a criação de células de defesas e anticorpos protetores. Ele deve ser feito junto aos outros testes descritos anteriormente.

Teste do pezinho PLUS

Esse teste é oferecido pelo Labcac e tem a capacidade de detectar Galactosemia, Leucinose e Toxoplasmose. Essas são doenças que precisam ser diagnosticadas o quanto antes para que a criança não apresente sequelas ao longo da vida. Caso necessário o exame que detecta deficiência de G6PD pode ser adicionado junto ao teste.

Teste do pezinho MASTER

O perfil MASTER conta com todos os testes do perfil PLUS e ainda consegue detectar Sífilis, Chagas, Rubéola, Citomegalovírus e deficiência de G6PD. Esse exame também é oferecido na Labcac.

Como avaliar os resultados do teste do pezinho?

Caso o teste do pezinho apresente resultado positivo para algumas das doenças investigadas, é fundamental que o laboratório notifique a família. A partir daí, orientações serão repassadas. O teste do pezinho é um teste de triagem sendo necessário exames adicionais para confirmação de qualquer uma das doenças.

Antes da realização do teste, é recomendado que o laboratório tenha cuidados para oferecer um procedimento que acalme a criança, por exemplo, envolver o bebê em uma manta. Assim, ele se sentirá mais seguro e calmo durante a realização do exame.

Quer saber mais sobre assuntos relacionados à saúde e ao bem-estar? Assine a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *