.

Fique por dentro de 5 dicas para aumentar a saúde e qualidade de vida

Se você tem objetivos e deseja aproveitar cada momento do seu cotidiano da melhor maneira possível, deve se preocupar com sua saúde e qualidade de vida. Afinal, esses aspectos são indispensáveis para garantir o bem-estar e todas as condições adequadas de funcionamento do nosso organismo.

Basicamente, a qualidade de vida envolve o equilíbrio emocional, físico, social, psicológico e econômico. Portanto, influencia diretamente no estado de saúde — visto que uma pessoa saudável depende disso para estar livre de doenças e satisfeita com sua própria existência.

Neste post, vamos dar dicas incríveis que ajudarão você a viver melhor. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!

O que fazer para aumentar a saúde e qualidade de vida?

Pequenas mudanças e a adoção de determinados hábitos são suficientes para elevar sua saúde e qualidade de vida. Acompanhe!

Continua após o anúncio

1. Pratique atividades físicas

A prática diária de exercícios físicos previne problemas cardíacos, hipertensão, colesterol alto, obesidade etc. Além disso, durante a atividade, são liberados hormônios — como a endorfina, responsável pela sensação de prazer e bom humor — que podem até melhorar sua disposição e produtividade. Desse modo, considere a possibilidade de se exercitar antes do trabalho, por exemplo, para conseguir lidar com uma rotina corrida.

2. Tenha uma boa noite de sono

Você já deve ter ouvido falar que o sono tem papel revitalizador, certo? Isso porque enquanto dormimos, ocorrem diversos processos que repõem a energia perdida ao longo do dia, ajudando na memorização, raciocínio e redução do estresse. Entretanto, para que o sono cumpra essa função, é preciso dormir bem, ou seja, pelo menos 8 horas por noite, sem interrupções.

Uma noite mal dormida jamais será recuperada. Logo, pode trazer consequências tanto à sua saúde quanto para a tão almejada qualidade de vida.

3. Adote uma alimentação saudável

Uma rotina alimentar equilibrada e diversificada proporciona todos os nutrientes que o organismo necessita. Então, dê preferência às frutas, legumes, verduras e carnes magras para fortalecer o sistema imunológico, e evite o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras e sódio, pois são os principais causadores de doenças crônicas, como diabetes.

4. Mantenha um hobby

Descubra uma atividade que faz você se divertir e esquecer todos os problemas. Esse tipo de distração trará momentos de prazer, que serão muito úteis principalmente, após dias exaustivos, pois acabará com o estresse e suas consequências negativas — ganho ou perda de peso, queda de cabelo, gastrite, ansiedade e até depressão.

5. Faça check-ups e exames médicos regularmente

Além de adotar medidas saudáveis, é muito importante fazer exames de rotina e aqueles mais específicos, solicitados por um médico, para verificar se o seu  organismo tem respondido como esperado. Realize-os anualmente ou sempre que um profissional considerar necessário.

Como o contato social e com a natureza pode ajudar?

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais em meio à poluição do ambiente, ruídos de buzinas e aviões, expostas aos perigos dos centros urbanos, com uma alimentação inadequada e afastadas dos amigos e familiares por conta de uma rotina bastante atarefada. No entanto, o contato social e com a natureza é indispensável, uma vez que gera tranquilidade, melhoram a saúde mental, trazem momentos de alegria e revigoram — o que é essencial para viver bem e de maneira saudável.

Perceba, então, que saúde e qualidade de vida são bens preciosos, que devem ser cultivados e conservados para vivermos plenamente. Somente ao garanti-los é possível alcançar o bem-estar físico e mental, tão indispensáveis em um mundo cada vez mais moderno e agitado.

E aí, gostou deste post? O que você tem feito para garantir sua saúde e qualidade de vida? Conte para a gente nos comentários!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *