.

Alimentação na terceira idade: entenda a importância e os cuidados necessários

Envelhecer é uma etapa da vida que traz muita sabedoria. Mas também o corpo sofre algumas mudanças, sendo necessário tomar alguns cuidados, principalmente no cardápio. A alimentação na terceira idade bem apropriada faz com que essa fase da vida seja melhor aproveitada.

Algumas modificações na dieta podem ser interessantes, como por exemplo a redução do consumo de sal para evitar doenças. Também a complementação de vitamina B12 para estimular o funcionamento do cérebro.

Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas das atitudes alimentares mais importantes na terceira idade. Confira!

Faça a ingestão de alimentos com cálcio e vitamina D

Esses dois nutrientes trabalham juntos para a prevenção da osteoporose e a manutenção da saúde dos dentes, ossos e músculos dos idosos. Sabe-se que a queda dos níveis de vitamina D no organismo leva a uma diminuição da absorção do cálcio.

Continua após o anúncio

Isso porque a vitamina D facilita a assimilação do cálcio no corpo. Para não faltar nenhuma dessas substâncias no organismo, busque tomar leite, comer fígado, gema de ovo e salmão. Também faça a ingestão de folhas bastante verdes, como mostarda, couve, rúcula, entre outras.

Tome vitamina B12

Quando o assunto é alimentação na terceira idade, não pode faltar a vitamina B12. A ausência de tal substância é muito comum nessa faixa etária, devido à diminuição na produção de ácido clorídrico no suco gástrico, componente importante para a absorção da vitamina B12.

Ela é essencial para manter o sistema nervoso e os músculos saudáveis. As fontes de vitamina B12 são o fígado, o leite, a carne e o ovo. Por vezes, uma suplementação via vacina ou cápsulas pode ser recomendada.

Coma alimentos com ômega 3

O ômega 3 age de várias maneiras para beneficiar a saúde do coração. Ele pode evitar a formação de coágulos de sangue, equilibrar a pressão arterial e reduzir os níveis de gordura ruim para o organismo.

As fontes de ômega 3 são peixes gordurosos (salmão, atum, truta arenque e cavala), nozes, linhaça e vegetais verdes. Também pode ser encontrado no azeite de oliva e no óleo de abacate.

Modere na quantidade de sal

Exagerar no sal pode causar inchaço, hipertensão e doenças cardiovasculares e até mesmo renais. É importante buscar soluções saudáveis para temperar e realçar o sabor da comida sem usar o sal em demasia.

Como alternativas podem ser usados temperos, ervas e especiarias que ajudam a dar um gosto especial na comida, dispensando o excesso de sal na refeição e reduzindo o consumo de sódio.

Invista em fibras alimentares

Na terceira idade, o intestino sofre modificações consideráveis. Ao invés de ser forte e ágil, ele começa a ser mais preguiçoso e irritado. No entanto, com um estímulo alimentar por meio das fibras, é possível amenizar esse quadro.

As fontes de fibra estão em frutas, cereais integrais, como trigo e arroz, além de hortaliças e sementes.

Essas foram algumas informações sobre alimentação na terceira idade. Com hábitos saudáveis e acompanhamento médico frequente, o idoso pode ter muito mais qualidade nessa fase da vida, que pode ser considerada a melhor delas. Para isso, manter os exames na terceira idade sempre em dia é muito importante. Afinal, o checkup preventivo é capaz de diagnosticar muitas doenças.

Quer fazer com que seus amigos e familiares tenham conhecimento sobre essas informações? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *