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3 dicas valiosas pra controlar o colesterol

O colesterol é um tipo de gordura de grande importância para o funcionamento normal do nosso organismo. Ele ajuda na produção de células saudáveis e de alguns hormônios essenciais para nosso corpo, porém alguns tipos podem, em vez de colaborar, prejudicar o funcionamento do organismo.

Controlar o colesterol é necessário, porém nem sempre sabemos a real importância desse ato, que colabora grandemente para que possamos manter a boa saúde. Se quer saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura, conheça algumas dicas e veja o que preparamos para você.

Antes de tudo, conheça quais são os tipos de colesterol

Lipoproteínas de baixa densidade

Também chamado de LDL, acumula-se nas paredes arteriais, tornando as artérias mais estreitas e rígidas.

Lipoproteínas de muito baixa densidade

Conhecido por VLDL, causa o mesmo efeito que o LDL, porém com maior intensidade, devido ao maior número de gorduras.

Lipoproteínas de alta densidade

Conhecido também como HDL, tem a função de retirar o colesterol em excesso das artérias e levá-lo para o fígado. Esse é o colesterol “bom”.

Não manter controlado o colesterol pode trazer grandes problemas à saúde, tais como:

  • Aterosclerose (formação de placas de gordura nas artérias);
  • Bloqueio repentino da artéria;
  • Risco de AVC;
  • Hipertensão;
  • Desenvolvimento de doenças cardiovasculares;
  • Risco de infarto.

São vários os fatores que podem causar elevação do colesterol, como:

  • Herança genética;
  • Diabetes;
  • Tabagismo;
  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Dietas inapropriadas.

Agora que você já entendeu o que é, que tal aprender como controlar o colesterol?

1. Mantenha hábitos alimentares saudáveis

Procure trocar os alimentos gordurosos de sua dieta por itens saudáveis. É necessário não exagerar nas carnes, laticínios, açúcares e sal; e ingerir grande variedade de frutas, verduras que são ricas em vitaminas, fibras e minerais. 

Substituir o arroz, as massas e farinhas pelas opções integrais e trocar as gorduras ruins pelas boas também colaboram grandemente para o bom funcionamento do corpo e, consequentemente, controle do colesterol.

2. Pratique atividades físicas

Faça exercícios físicos diariamente. Essa, além de ser uma ótima forma de queimar a gordura do corpo, reduz o colesterol ruim e aumenta o bom.

Exercitar-se regularmente trará um bom condicionamento físico e cardiorrespiratório para seu corpo, o que ajudará no fortalecimento do coração, controlando a pressão, o peso e o colesterol. 

3. Evite bebidas alcoólicas e não fume

Para controlar o colesterol é muito importante, também, manter esses hábitos saudáveis de vida. É necessário estar atento à ingestão de álcool, pois esse é uma grande fonte calórica, o que pode afetar no aumento de peso e aumento do colesterol.

Já o cigarro, todos sabemos que possui muitas substâncias nocivas ao nosso organismo, e essas substâncias potencializam a oxidação das partículas de colesterol, gerando inflamações nas artérias e podendo levar ao entupimento delas, ao aparecimento de problemas de circulação e até mesmo ao infarto.​

Essas são algumas práticas que contribuem para o bom funcionamento do corpo, prevenção de doenças e melhora na qualidade de vida.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre como controlar o colesterol, aproveite para realizar alguns exames e ver como anda sua saúde. Entre em contato conosco e saiba mais! 

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