Saiba como se prevenir durante as viagens de férias e se divertir sem riscos
Quando as férias chegam, as pessoas geralmente se preocupam somente com formas de se divertir, locais para visitar, passagens aéreas e reservas de hotel. A questão da saúde fica um pouco de lado, mas não deveria ser assim. Antes mesmo de começar a fazer as malas, é preciso avaliar como está a saúde para não ter surpresas durante a viagem de férias.
Para essa ocasião, o Ministério da Saúde do Brasil recomenda procurar por um médico entre 4 e 8 semanas antes de viajar. No momento da consulta, é importante informar o roteiro de viagem e solicitar orientações relacionadas a doenças e a lesões. Isso para que o médico oriente em relação às vacinas e aos cuidados específicos para determinados locais.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe este texto e conheça alguns passos importantes para se divertir nas férias com a saúde plena. Confira!
Tenha uma alimentação saudável e equilibrada
Antes de viajar, é importante cuidar da alimentação. Por exemplo, não se deve comer algo muito pesado ou gorduroso para não passar mal durante a viagem. O recomendável é se alimentar refeições leves e ingerir líquidos, principalmente água.
Continua após o anúncio
Também tenha uma atenção redobrada com os alimentos vendidos por ambulantes ou em restaurantes. Importante conhecer a credibilidade do local quanto ao armazenamento de alimentos. Isso ajuda a evitar situações complicadas como a intoxicação alimentar.
Pesquise sobre vacinas necessárias para cada região
Outra preocupação para viagem de férias é em relação a vacinas. Muitas doenças podem ser evitadas com a vacinação correta. Por exemplo, se você for para uma região do país onde há áreas repletas de mata ou for praticar turismo ecológico, é importante se imunizar contra a febre amarela ao menos 10 dias antes de embarcar.
Também é recomendável que você se imunize contra a malária, principalmente em regiões onde essa doença é endêmica, como na região Amazônica e nos estados do Maranhão, Pará, Acre e Roraima. Levar na mala um repelente pode ser interessante para evitar atração de insetos.
Realize exames recomendados pelo seu médico
Antes de viajar, é importante procurar um médico para avaliar suas condições de saúde. Isso porque, geralmente, quando viajamos, estamos fugindo de nossa rotina, da nossa cultura e da nossa alimentação habitual. Logo, precisamos nos preparar para situações novas que a viagem pode trazer.
Procurar um médico antes de viajar é uma garantia de que você estará realizando uma viagem em boas condições de saúde e também está munido de informações para evitar algum risco. Nesse contexto, é recomendável realizar exames de rotina para crianças, o check up feminino e, em caso de gravidez, verificar os exames para gestante.
Obtenha o certificado internacional de vacinas para viagens internacionais
Em alguns países, o viajante que não comprovar que estava vacinado para determinada doença provavelmente não vai passar da sala da alfândega. Isso porque alguns países possuem uma política de segurança pública que tem o objetivo de evitar a proliferação de doenças trazidas por pessoas de outros países.
Nesse sentido, se você for fazer uma viagem internacional, procure saber informações com relação ao certificado internacional de vacinação e profilaxia. Esse documento comprova que você está vacinado, por exemplo, contra a febre amarela, podendo visitar países nos continentes da África, da Ásia e da América.
Essas foram algumas informações para viagem de férias com saúde. É importante se ater a esses pontos para evitar transtornos durante a viagem e garantir que a única preocupação seja com a diversão. Sendo assim, considere também levar na mala uma “farmácia particular”. Trata-se de uma bolsa que contém remédios essenciais para primeiros socorros.
Quer saber mais como melhorar a sua saúde? Assine a nossa newsletter!
0 Comentários