De acordo com dados do Ministério da Saúde, as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens. Apesar disso, muitas acreditam que os exames ginecológicos são os mais importantes e deixam outros de lado. Para saber se o organismo realmente está bem, o check up feminino deve ser feito pelo menos uma vez por ano.
Ele é composto por testes variados, que têm a função de avaliar o corpo como um todo. Por isso, neste post, vamos elencar alguns exames essenciais para a saúde da mulher. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura!
1. Papanicolau
Consiste na retirada e análise laboratorial de células do colo do útero, a fim de detectar doenças sexualmente transmissíveis, infecções vaginais e sinais de câncer na região. Recomenda-se que seja feito a partir dos 21 anos, apenas por mulheres que já tem vida sexual ativa.
A coleta celular é realizada com a introdução de um instrumento na vagina (espéculo), e uma espátula para fazer a raspagem do colo uterino.
2. Mamografia
A mamografia é o exame radiográfico das mamas, capaz de detectar lesões benignas ou malignas que podem surgir em forma de calcificações e nódulos. Trata-se de um procedimento muito importante, visto que auxilia na identificação precoce do câncer de mama, fator que diminui em 30% o risco de morte pela doença.
3. Hemograma completo
Esse teste serve para avaliar se determinados componentes sanguíneos estão em níveis normais — leucócitos, linfócitos, bastonetes, glóbulos vermelhos etc. A partir dessa análise, é possível diagnosticar doenças como anemia, leucemia, infecções bacterianas ou virais. O exame é realizado por meio da coleta de uma amostra de sangue.
4. Ultrassonografia da tireoide
A tireoide é uma glândula primordial nas reações fisiológicas do nosso organismo, pois libera os hormônios T3 e T4, que controlam os batimentos cardíacos, regulam o metabolismo, influenciam na memória, humor, capacidade de aprendizagem etc.
Por esse motivo, a ultrassonografia nessa região deve ser realizada com o intuito de verificar o tamanho dessa glândula e averiguar se existem nódulos e cistos. O exame é simples e consegue detectar precocemente diversas alterações.
5. Densitometria óssea
O exame de densitometria deve ser realizado principalmente por mulheres que já entraram na menopausa, visto que as alterações hormonais que ocorrem nessa fase podem interferir diretamente na massa óssea e favorecer o aparecimento de problemas como a osteoporose.
Esse procedimento consegue detectar o desgaste dos ossos na fase inicial, fator essencial para o alcance de resultados mais favoráveis e menor comprometimento da saúde e qualidade de vida.
Perceba então que o check up feminino é fundamental para o acompanhamento do estado de saúde, prevenção e tratamento de diversas doenças. Ele deve ser realizado mesmo quando não há nenhum sintoma. Portanto, não esqueça de separar um espaço na sua agenda para realizar esses exames tão importantes.
E aí, gostou deste post e deseja ter acesso a outros conteúdos relevantes para sua saúde, diretamente em sua caixa de entrada? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba informações de qualidade! Até a próxima!
Share this content:
Publicar comentário