Tratamentos para anemia: confira aqui as possibilidades
A anemia é uma doença caracterizada pela diminuição do número de glóbulos vermelhos no organismo, trazendo impactos negativos para a saúde. Os sintomas mais comuns incluem palidez, falta de apetite, indisposição e cansaço, porém, para que uma pessoa seja considerada anêmica, é preciso fazer exames laboratoriais, como o hemograma.
Mas, você sabe o que causa esse quadro e quais são os principais tratamentos para anemia? Então, continue a leitura deste post para ficar por dentro do assunto!
Que fatores podem resultar no problema?
A anemia pode ser desencadeada por diversos fatores. Por isso, vamos começar listando algumas das principais causas. Acompanhe a seguir!
Má alimentação
Uma rotina alimentar pouco diversificada e pobre em nutrientes não supre a quantidade de vitaminas e minerais que o corpo precisa para se manter em bom estado.
Continua após o anúncio
Desse modo, a anemia surge como uma consequência da má alimentação, uma vez que muitos componentes — ferro, vitaminas B9 e B12, por exemplo — participam da produção de glóbulos vermelhos saudáveis.
Doenças
Determinadas patologias provocam alterações na hemoglobina, afetando a sua qualidade e a quantidade produzida. Devido a isso, essa proteína entra em falência mais rapidamente, tornando-se um fator decisivo para a instalação de um quadro de anemia.
Em alguns casos, essa condição de saúde pode surgir como consequência de outras enfermidades, como é a intolerância ao glúten.
Hereditariedade
Em decorrência de fatores genéticos, alguns indivíduos são mais propensos a desenvolver um quadro de anemia. Quando o problema tem herança hereditária, ele surge a partir de alterações na fabricação dos glóbulos vermelhos.
Quais são os diferentes tratamentos para anemia?
O tratamento da anemia varia de acordo com o quadro do paciente e a causa da doença. Assim, um médico deverá avaliar qual é a conduta mais adequada em cada caso. Conheça agora algumas possibilidades para tratar essa condição!
Suplementação de ferro
Utiliza-se essa suplementação em casos de anemia ferropriva, ou seja, quando a causa está ligada à deficiência de ferro. Basicamente, sua função é normalizar os níveis desse mineral no organismo e eliminar os sintomas da doença.
Transfusão
Para anemia falciforme, caracterizada por uma mudança no formato dos glóbulos vermelhos, podem ser indicadas transfusões sanguíneas, um procedimento que consiste em transferir o sangue de um doador para alguém que precisa, com o intuito de elevar o número de glóbulos.
Administração de medicamentos
Os medicamentos são muito comuns no tratamento da anemia. Entretanto, devem ser prescritos apenas pelo médico que acompanha o quadro, para que o tipo de remédio e as doses sejam prescritos corretamente, proporcionando resultados satisfatórios.
Mudanças na dieta
A dieta também faz toda a diferença. Por esse motivo, é muito importante adotar uma alimentação rica em frutas, legumes e vegetais, principalmente aqueles ricos em vitamina C, que aumenta absorção de ferro.
Além disso, alimentos pouco nutritivos devem ser evitados, visto que eles dificultam essa absorção do mineral e de vitaminas essenciais.
Reposição de vitaminas
Assim como a suplementação, a reposição de vitaminas tem o objetivo de devolver ao organismo, nutrientes fundamentais e que influenciam em quadros anêmicos.
Agora que você já conhece os tratamentos para anemia, não deixe de adotar hábitos saudáveis e monitorar periodicamente as suas taxas de ferro e vitaminas. Dessa forma, é possível manter a qualidade de vida e evitar as complicações que essa condição pode trazer.
Se você gostou deste post, aproveite para conhecer também algumas verdades sobre o exame de sangue!
0 Comentários