.

Podemos ter problemas de saúde decorrentes de questões estéticas?

Os problemas de saúde podem surgir por vários motivos, seja pela falta de uma alimentação adequada, sedentarismo, influência genética e outros. Mas existem alguns fatores importantes que, muitas vezes, até passam despercebidos: as questões estéticas, por exemplo.

Isso mesmo! As questões estéticas e a saúde são tão relacionadas que alguns problemas estéticos podem representar sérios problemas de saúde ou, até mesmo, levar ao desenvolvimento deles sem que você perceba.

Confira agora alguns problemas de estética que podem ser sinais de que um médico precisa ser consultado. Acompanhe!

Cabelo quebradiço

São muitos os fatores que podem deixar o cabelo quebradiço, como o uso excessivo de produtos químicos ou de ferramentas de calor. Mas se esse não é o seu caso é preciso ficar atenta, pois problemas mais sérios podem estar relacionados, como:

Continua após o anúncio

  • problemas de tireoide;
  • ausência de Ferro ou de outros minerais e vitaminas;
  • anemia;
  • estresse;
  • ansiedade.

Caso você note que seu cabelo está enfraquecido e quebradiço além do normal, procure um médico e solicite alguns exames, a fim de verificar se tudo está em ordem.

Acnes e cravos

Acnes e cravos são muito comuns em pessoas de todas as idades; porém, eles requerem alguns cuidados especiais para evitar futuras complicações.

Além dos incômodos relacionados à autoimagem, acnes e cravos podem ser sinais de estresse ou de algum transtorno hormonal. Logo, antes de tomar qualquer medicamento ou utilizar pomadas, é importante consultar um dermatologista para avaliar o seu caso e prescrever o tratamento correto.

Olheiras e bolsas

As olheiras e bolsas são sinônimos de noites mal dormidas ou então do uso de cigarros. Porém, se você não tem o hábito de fumar, dorme bem e mesmo assim possui olheiras ou bolsas, esses sinais podem indicar algum problema de fígado ou nos rins. 

Ou seja, fique atenta a esses detalhes e busque orientação profissional o quanto antes para manter a saúde em dia e evitar complicações futuras.

Inchaços nas pernas

Sentir inchaços nas pernas depois de uma atividade física ou após ter permanecido em pé por longos períodos é normal, mas se esses sintomas persistem é preciso avaliação.

O acúmulo de líquido na região das pernas e pés podem estar associados, por exemplo, à trombose venosa profunda, pois essa doença provoca inchaços e dores. Nesses casos, é preciso procurar um médico imediatamente.

Fragilidade nas unhas

Você sabia que as unhas podem indicar graves problemas de saúde? Por isso, é muito importante prestar atenção nelas.

Tais problemas variam desde a ausência de nutrientes no organismo até indícios de uma doença cardiovascular ou hepática. Elas também podem alertar sobre a presença de anemia, problemas como alteração dos hormônios da tireoide ou infecção por fungos.

Pode-se ter problemas de saúde decorrentes de questões estéticas? Sim! Por isso, verifique se seu corpo não está emitindo sinais de que algo está errado com ele. Consulte seu médico regularmente e mantenha em dia os seus exames de rotina. São atitudes simples, mas necessárias em prol de uma vida tranquila e mais saudável, não é mesmo?

E se você gostou deste artigo e gostaria de mais informações sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de mais novidades!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *