.

O que é poliomielite, quais são as causas e possíveis tratamentos?

Muitos pais, quando tem crianças pequenas, acabam se preocupando com diversas doenças que podem acometer os seus filhos. Por exemplo, a catapora, o sarampo e a poliomielite, ou paralisia infantil. Essa é uma doença grave que pode trazer problemas na mobilidade física da criança. Mas, afinal, o que é poliomielite?

Trata-se de uma doença provocada por um vírus chamado de poliovírus. Ele infecta a região da garganta e dos intestinos, podendo atingir o sistema nervoso. No quadro mais evoluído da doença, os neurônios motores são destruídos, o que provoca a paralisia de um dos membros inferiores. Em alguns casos a doença pode ser mortal. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça como essa doença é transmitida, como o vírus avança pelo corpo e quais são os cuidados para evitar o contágio. Também perceba como é feito diagnóstico e o tratamento. Confira!

Como a poliomielite é transmitida?

A transmissão da poliomielite pode ser feita de forma direta de pessoa para pessoa pela via oral. As gotículas de secreções vindas da boca da pessoa contaminada no ato de falar, tossir ou espirrar podem fazer a transmissão do vírus dessa doença. 

Continua após o anúncio

Também é possível se infectar de forma indireta. Isso ocorre pela via fecal-oral, isto é, quando a pessoa tem contato com objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores do vírus. 

Como o vírus avança na pessoa infectada?

O poliovírus entra no organismo através da boca e do nariz. Depois ele se multiplica na garganta e no trato intestinal. Em seguida ele começa a percorrer a corrente sanguínea atingindo a região do cérebro. 

Nesse instante o vírus ataca o sistema nervoso e começa a destruir os neurônios motores provocando paralisia dos membros inferiores. A doença pode evoluir para morte quanto o vírus atinge órgão vitais.

Quais os cuidados para evitar o contágio?

Para não ser infectado pela poliomielite é preciso evitar contato direto com fezes ou secreções expelidas por pessoa contaminada. No entanto a maneira mais eficaz de evitar o contágio é por meio da vacinação. 

Atualmente existem dois tipos de vacina contra a poliomielite. A primeira delas é a Sabin ou mais conhecida como vacina da gotinha. Ela está presente no Calendário Nacional de Vacinação e é aplicada em crianças de 2 a 15 meses de idade, sendo necessário reforço até os cinco anos de idade. 

A outra vacina é do tipo Vip ou Salk. Ela é indicada para pessoas expostas ao vírus, que apresentam baixa imunidade ou que costumam viajar para regiões onde o vírus está predominantemente ativo. 

Quais os sintomas que a pessoa apresenta?

Na maioria dos casos a infecção pelo vírus da poliomielite é assintomático. Mas existem casos em que a poliomielite apresenta sintomas, como febre, dor de cabeça, dor na garganta, náuseas, diarreia e rigidez na região da nuca. 

Ainda, quando a doença é mais evoluída, a pessoa também apresenta os sintomas de flacidez muscular em algum dos membros inferiores. 

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico para poliomielite é feito por meio dos sinais clínicos e de exames laboratoriais de fezes para pesquisa do vírus. Entre os testes, estão o exame do liquor, de anticorpos da classe IgG e eletroneuromiografia. 

É fundamental realizar o diagnóstico para distinguir a poliomielite de outras doenças que também comprometem os neurônios motores. 

Quais são os tipos de tratamento disponíveis?

Como ocorre em muitas infecções provocadas por vírus, a poliomielite não tem um tratamento específico. No entanto, alguns cuidados são indispensáveis para controlar as complicações e reduzir o risco de morte. 

Entre os cuidados principais estão o repouso absoluto, que deve ser realizado nos primeiros dias após a infecção — isso permite reduzir a taxa de paralisia.

Outros cuidados são mudar frequentemente a posição do paciente na cama e recorrer ao atendimento hospitalar nos sinais de paralisia ou modificação no sistema respiratório. Também vale buscar acompanhamento ortopédico e fisioterápico.

Essas foram algumas informações sobre o que é poliomielite. É importante destacar que essa doença é erradicada em grande quantidade dos países, principalmente naqueles que adotaram a vacinação das crianças. No entanto, o vírus ainda está ativo em países da África e da Ásia. Por isso, é importante sempre buscar a imunização. 

Quer recebe mais novidades para se manter saudável? Assine a nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *