.

Como o coronavírus age no corpo? Entenda!

No final de 2019, o coronavírus começou a circular na China. Em 26 de fevereiro de 2020, foi confirmado o primeiro caso de coronavírus no Brasil. De lá para cá, muito se especulou, e algumas confirmações vieram sobre o comportamento desse vírus, dentre elas como coronavírus age no corpo.

Essa tipo de conhecimento é fundamental para poder barrar o veloz avanço da doença e encontrar mecanismo de cura. Embora não se saiba totalmente sobre os efeitos desse vírus a longo prazo, hoje, conhece-se o suficiente para evitar a contaminação.

É sobre esse assunto que vamos abordar neste texto! Aqui você vai conhecer o que esse vírus faz no organismo e quais medidas adotadas para prevenção. Também descubra em quem confiar para obter informações verdadeiras. Confira!

Como o coronavírus age no corpo

Quando entra no organismo, o coronavírus faz contato com células do trato respiratório superior. Nesse local, ele começa a se proliferar, fazendo com o organismo tenha uma resposta imunológica por meio de febre, dor de garganta e tosse.

Continua após o anúncio

Em seguida, geralmente entre o terceiro e quinto dia após a infecção, o vírus amplia a região de atuação alcançando o trato respiratório inferior. É nesse momento que o vírus pode provocar situações mais complicadas.

Por exemplo, a falta de ar. Inclusive, esse é o sinal de que o vírus está se multiplicando rapidamente pelos pulmões e comprometendo os tecidos dessa região. Por isso que a falta de ar é um sintoma grave que deve ser tratado urgentemente em um atendimento hospitalar.

A necessidade do isolamento social

O isolamento social provoca grandes benefícios para o combate do coronavírus. Em primeiro lugar, o isolamento social evita que as pessoas fiquem aglomeradas, situação que permite que o vírus seja passado mais rapidamente entre as pessoas.

Em segundo lugar, o isolamento social faz com que as pessoas infectadas e que já apresentam sintomas consigam se afastar de pessoas saudáveis.

Em terceiro lugar, o isolamento social favorece o achatamento da curva de transmissão do coronavírus. Em termos práticos, isso quer dizer que menos pessoas procuram o atendimento médico em um determinado período de tempo, o que é fundamental para que os hospitais e clínicas tenham condições de atender a todos.

Medidas de higiene para evitar o contágio do coronavírus

Entre as principais recomendações para evitar o contágio do coronavírus, além do isolamento social, está a adoção de hábitos de higiene. Por exemplo, é fundamental manter as mãos limpas fazendo a higienização com água e sabão ou álcool em gel

Também é importante cobrir a boca quando for tossir ou espirrar, além do uso de máscaras que podem ser descartáveis ou reutilizáveis, dependendo do material que são feitas. Essas máscaras ajudam a barrar a circulação do vírus por meio de respingos de saliva provenientes de pessoas já infectadas.

A importância de se manter informado sobre o coronavírus

Desde as primeiras notícias sobre o coronavírus começaram aparecer uma série de dúvidas sobre a forma de contágio, sintomas, exames e inclusive tratamento.

É importante que essas informações sejam retiradas de fontes confiáveis para evitar proliferação de notícias falsas. As fontes mais seguras são aquelas provenientes da Organização Mundial de Saúde.

Desde dezembro do ano passado, essa instituição tem acompanhado autoridades e especialistas de todo o mundo para saber mais sobre esse vírus. Portanto eles conseguem repassar informações sobre quem de fato enfrenta o problema.

Essas foram algumas informações sobre como coronavírus age no corpo. Adotando as medidas de segurança, não há necessidade de gerar um estresse com a doença. Os sintomas do covid-19 são similares aos de gripe, e, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 80% dos infectados se recuperam sem necessidade de tratamento especial.

Quer agendar algum exame para saber como está sua saúde? Entre em contato com o LabCac. Temos uma equipe de alta qualidade pronta para atender você.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *