.

Abril Azul: entenda a importância da conscientização sobre o autismo

Todo mês do ano possui uma cor simbólica que representa uma causa importante. E o mês de abril é conhecido como Abril Azul, que tem como objetivo conscientizar e divulgar informações sobre o autismo. 

Mas afinal, o que é Abril Azul e qual a sua importância? Se você quer saber mais sobre esse assunto e entender como podemos contribuir para a inclusão das pessoas autistas, continue a leitura.

O que é Abril Azul?

O mês de abril é conhecido como o Abril Azul, período dedicado à conscientização sobre o autismo. Essa campanha tem como objetivo promover a inclusão social e o respeito às pessoas com autismo e suas famílias, além de ampliar a disseminação de informações sobre a condição.

O Abril Azul foi criado em 2007 pela Autism Speaks, nos Estados Unidos. A cor azul foi escolhida para simbolizar a campanha, pois representa a serenidade, harmonia e confiança, características que são importantes para o desenvolvimento de pessoas autistas. 

Continua após o anúncio

Desde então, o movimento se espalhou pelo mundo e ganhou força, especialmente nas redes sociais. 

No Brasil, a campanha Abril Azul foi instituída por meio da Lei nº 13.652/2018, que instituiu a campanha nacional de conscientização sobre o autismo.

Além disso, existe um dia específico dentro do mês de abril que é dedicado à conscientização sobre o autismo. Trata-se do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que é celebrado todo dia 2 de abril. Essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2008.

O que é Autismo?

O autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurológica que afeta a forma como as pessoas se comunicam, interagem e percebem o mundo ao seu redor. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1 em cada 160 crianças tenha autismo em todo o mundo. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que existam cerca de 2 milhões de pessoas com autismo.

Os sintomas do autismo geralmente aparecem na infância, antes dos 3 anos de idade, e podem variar bastante de uma pessoa para outra. Alguns dos sinais mais comuns incluem:

  • Dificuldade de interação social;
  • Comportamentos repetitivos;
  • Dificuldades de comunicação;
  • Hipersensibilidade sensorial;
  • Interesses restritos ou obsessivos.

O diagnóstico do autismo é feito com base na observação dos sintomas e no uso de testes específicos, realizados por profissionais especializados. 

O diagnóstico precoce é fundamental para o desenvolvimento adequado da criança. Por isso, é importante que os pais e responsáveis estejam atentos aos sinais de autismo e busquem ajuda especializada se tiverem alguma preocupação.

Quais os direitos das pessoas autistas?

As pessoas com autismo possuem os mesmos direitos que todos os outros indivíduos, e devem ser respeitadas em sua dignidade e autonomia. 

Dentre esses direitos, podemos citar:

  • Direito à educação inclusiva: as pessoas com autismo têm o direito de frequentar escolas regulares, e o sistema educacional deve se adaptar para atender suas necessidades especiais.
  • Direito à saúde: o sistema de saúde deve oferecer atendimento especializado e de qualidade para as pessoas com autismo, incluindo terapias, medicamentos e outros tratamentos necessários.
  • Direito ao trabalho: os autistas têm o direito de trabalhar e de ter acesso a empregos que sejam compatíveis com suas habilidades e necessidades.

Como o Abril Azul pode ajudar na conscientização?

O Abril Azul é uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre o autismo e diminuir o estigma e a discriminação enfrentados pelas pessoas com autismo. 

A campanha tem como objetivo promover a inclusão social, a igualdade de direitos e o respeito às diferenças, além de aumentar o conhecimento sobre o autismo entre a população em geral.

Neste mês, é comum que sejam realizadas diversas atividades de conscientização, como palestras, caminhadas, eventos e ações nas redes sociais. Além disso, é importante lembrar que a conscientização sobre o autismo não deve se restringir apenas ao mês de abril, mas sim ser uma prática constante em nossas vidas.

Celebrar o Abril Azul é fundamental para que a população em geral entenda mais sobre o autismo e suas especificidades, e assim, possa contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa com as diferenças. 

Lembre-se que a conscientização precisa ir além do mês de abril e se tornar uma prática constante em nossas vidas. Por isso, compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!

Tags: | | | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *