.

Você sabia que vitaminas e suplementos alteram resultados de exames?

A indústria farmacêutica voltada à estética cresce a cada ano. As pessoas buscam soluções para queda de cabelo, aumento de resistência e força física, entre outros. O problema é que muitos não sabem que as vitaminas e suplementos alteram resultados de exames.

Por conta disso, é possível que os pacientes precisem refazer os exames, ou ainda, podem receber diagnósticos equivocados e, consequentemente, tratamentos ineficazes.

Neste artigo, abordaremos mais sobre esse assunto tão importante e muito negligenciado atualmente. Boa leitura!

A origem do problema

Todo laboratório clínico pergunta para o paciente se ele faz uso de alguma medicação contínua. O problema está quando o paciente acha que não precisa falar do remédio da dor de cabeça ou daquela vitamina que está usando e comprou na farmácia sem receita.

Continua após o anúncio

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é preciso falar tudo que se tomou nos últimos 3 dias e evitar que os exames possam ter resultados alterados.

Um estudo de junho de 2018, realizado em 18 países da Europa e publicado na revista Clinical Chemistry and Laboratory Medicine, apontou que quem faz uso de suplementos não têm o hábito de comunicá-lo ao fazer exames. 

Os resultados obtidos na pesquisa foram que 68% dos entrevistados utilizam suplementos, mas apenas 55% desses consideravam importante comunicar o uso à equipe de laboratório. 

Vitaminas e suplementos alteram resultados de exames: quais são?

Como vimos anteriormente, vitaminas e suplementos alimentares alteram resultados de exames. Mas quais são as principais substâncias que podem alterar os exames? 

Biotina

A biotina é amplamente utilizada em suplementos para cabelo, pele e unhas. Porém, estudos mostraram que altas doses de biotina podem interferir em vários exames laboratoriais, como os testes de função da tireoide, testes de vitamina D, testes cardíacos e hormônios sexuais. 

Isso ocorre porque a biotina pode interferir na reação química que produz os resultados desses testes, e, por consequência, leva a resultados falsamente elevados ou diminuídos.

Creatina

A creatina é um suplemento popular usado por atletas para aumentar a força muscular e melhorar o desempenho atlético. No entanto, a creatina pode aumentar os níveis de creatinina no sangue, o que pode levar a um resultado falso positivo no teste de função renal. 

Isso ocorre porque a creatinina é um subproduto da creatina que é excretado pelos rins. Portanto, se você estiver tomando creatina e fizer um exame de função renal, é possível que seus resultados mostrem uma alteração na função renal, quando na verdade é apenas o resultado da creatina em seu sistema.

Ginkgo biloba

O ginkgo biloba é um suplemento usado para melhorar a memória e a concentração. Mas, a ingestão de ginkgo biloba pode aumentar o risco de sangramento, uma vez que ele pode afetar a coagulação sanguínea. 

Dessa forma, se você estiver tomando ginkgo biloba e precisar fazer um exame de coagulação sanguínea, pode apresentar certas alterações.

Vitamina C

A vitamina C é um poderoso antioxidante que é importante para a saúde do sistema imunológico, dos ossos e da pele. Em altas doses, a vitamina C pode interferir em testes de glicemia e creatinina, resultando em falsos positivos ou falsos negativos.

Vitamina B12

A vitamina B12 é importante para a saúde do sistema nervoso, produção de glóbulos vermelhos e DNA. 

Nos resultados de exames, essa vitamina pode interferir em testes de ferro e folato.

Vitamina E

Já a vitamina E é um antioxidante importante que ajuda a proteger as células do corpo contra o dano oxidativo. Assim como o ginkgo biloba, altas doses podem interferir nos resultados de coagulação sanguínea. 

O que fazer para evitar que vitaminas e suplementos alimentares alterem resultados de exames?

É fundamental que as pessoas informem seus médicos sobre quaisquer suplementos ou vitaminas que estejam tomando antes de realizar qualquer exame. Dessa forma, ele lhe informará se será preciso parar a suplementação e por quanto tempo.

Ao ser questionado no laboratório clínico sobre esse assunto, seja honesto e fale sobre todos os remédios, chás, suplementos e vitaminas que vem tomando. Dessa maneira, a equipe saberá o que fazer e como interpretar melhor os resultados.

Agora que você já sabe que vitaminas e suplementos alimentares alteram resultados de exames, e que esse assunto é de extrema importância, envie esse texto para seus amigos e familiares. Assim, você também os alertará para que não haja resultados equivocados em seus exames.

Tags: | | | | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *