.

Mais saúde: como aumentar a imunidade do corpo?

O sistema imunológico é composto por células especializadas de vários órgãos que trabalham contra invasores externos, tais como vírus, bactérias e parasitas. Por isso, quando a imunidade está em baixa a pessoa apresenta infecções, febre, cansaço excessivo, dentre outras situações ruins. Mas, então, como aumentar a imunidade do corpo?

Esse processo pode ser feito de várias maneiras. Por exemplo, cercar-se de alimentos realmente nutritivos que aumentam a potência das células de defesa. Também, a prática de exercícios físicos é recomendada, uma vez que ajuda a manter uma comunicação mais ativa entre os sistemas imunológico, nervoso e endócrino.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça maneiras de aumentar a imunidade do seu corpo.

Tenha uma alimentação balanceada

A alimentação saudável é fundamental para suprir as necessidades nutricionais do corpo, inclusive oferecendo um fortalecimento das células de defesas do organismo. Alguns alimentos são fundamentais nessa tarefa.

Continua após o anúncio

É o caso dos vegetais verde-escuros. Brócolis, espinafre e couve são alimentos verdes ricos em ácido fólico, essencial para formação dos glóbulos brancos que combatem invasores no organismo.

Também é recomendável ingerir alimentos ricos em zinco. Esse é um nutriente que ajuda a combater resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. O zinco pode ser facilmente encontrado em carnes, cereais integrais, castanhas e leguminosas.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos garantem que o corpo se mantenha bastante ativo e fortaleça ainda mais a comunicação entre os sistemas endócrino, nervoso e imunológico. Portanto, realizar uma atividade física garante a saúde, a redução de complicações cardiovasculares respiratórios e digestivos, bem como alivia o sistema imunológico.

É importante destacar que a prática de exercícios deve ser regular e acompanhada por um especialista. Procure um personal trainer para encontrar a melhor prática de exercícios que está de acordo com seu condicionamento físico.

Evite a automedicação

A indústria farmacêutica evoluiu consideravelmente nos últimos anos. Hoje, é possível encontrar uma infinidade de medicamentos para as principais doenças que nos acomete. No entanto, essa facilidade também tem contribuído para os perigos da automedicação.

Esse tipo de prática é absolutamente ruim para o sistema imunológico. Por exemplo, o uso inadequado de antibióticos pode fazer com que aumente a resistência de algumas bactérias, fazendo com que o sistema imunológico fique descontrolado. Dessa forma, é importante sempre buscar orientação médica para o uso dos medicamentos.

Tenha uma boa noite de sono

Durante o sono, o organismo libera hormônios que ajudam a equilibrar a saúde das células. São liberadas substâncias capazes de eliminar o estresse diário e fortalecer o ciclo das células de renovação celular.

Nesse sentido, uma noite bem dormida ajuda a fortalecer o sistema imunológico e evita que o distúrbio de humor, estresse e cansaço façam com que a imunidade caia.

Realize check-ups anuais

O sistema imunológico precisa ser acompanhado com frequência. Isso pode ser feito por meio de exames laboratoriais, por exemplo, o check-up anual. 

Esses exames ajudam avaliar como o sistema imunológico tem se comportado e, com isso, prevenir e diagnosticar doenças. Isso porque o check-up permite identificar doenças antes mesmo que o corpo comece a manifestá-las de maneira mais agressiva.

Essas foram algumas informações sobre como aumentar a imunidade do corpo. É importante destacar que durante as férias as pessoas costumam viajar e acabam entrando em contato com vírus ou bactérias diferentes. Então, é importante saber como se prevenir durante as viagens de férias, buscando o médico para obter informações e realizar exames laboratoriais.

Quer saber mais como manter a saúde da sua família? Assine nossa newsletter!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *