.

O que é, qual a importância e onde fazer o exame de creatinina?

A creatinina é originária do metabolismo da creatina, uma proteína produzida no fígado, rins e pâncreas. Ela apresenta funções importantes para o nosso organismo, como a contração muscular. A creatinina é filtrada pelos rins e é excretada pela urina; por isso, o exame de creatinina é importante para verificar o bom funcionamento daquele órgão.

De forma geral, se os rins não estão funcionando de maneira adequada, significa que a filtração da creatina está comprometida. Isso faz com que boa parte da creatinina produzida pelo organismo não seja eliminada pela urina e se concentre no sangue.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça como o exame de sangue é importante para identificar a dosagem de creatinina, como é feito esse exame e como interpretar os resultados. Confira!

Qual a importância do exame de sangue para a dosagem de creatinina?

Uma maneira de identificar a dosagem de creatinina é avaliando a concentração dela no sangue. O exame é indicado para pessoas que apresentam histórico familiar de doença renal crônica, infecções urinárias de repetição e cálculos renais.

Continua após o anúncio

Também o exame de sangue para dosagem de creatinina pode verificar a situação de pessoas que apresentam diabetes, hipertensão e obesidade, doenças que aumentam o risco de desenvolvimento de insuficiência renal.

Pessoas fumantes e com mais de 50 anos, ou que fazem uso de medicamentos que comprometem a função normal dos rins, devem fazer esse exame com frequência. Pessoas que não se identificam com essas características, mas que apresentam inchaço no corpo, anemia e doenças cardíacas graves também devem fazer o exame.

Como é feito o exame de creatinina?

Como comentamos, o exame de creatinina é feita a partir da coleta de sangue. É possível realizar esse exame em laboratório que ofereça uma estrutura capaz de deixar a pessoa confortável e que garanta a rapidez do procedimento.

De forma geral, a coleta de sangue é feita a partir da sua retirada por meio de uma agulha transfixada à pele em uma região do braço. Recolhe-se o sangue, que é armazenado no tubo de coleta. Após, a região será coberta por um algodão ou por uma gaze para oclusão do local. Pronto! Agora a amostra segue para o laboratório e, em alguns dias, o resultado já estará disponível para ser retirado pelo paciente.

É importante destacar que, antes de realizar o exame, o paciente deve indicar se faz uso de anticoagulantes e informar de quais medicamentos faz uso regular. Também é recomendável que o paciente esteja em jejum mínimo de 3 horas para coleta de sangue.

Como interpretar os resultados do exame de creatinina?

O laboratório responsável pela análise do exame libera o resultado em poucos dias. Com ele em mãos, é possível interpretar os valores listados no documento. Aqueles considerados normais variam entre 0,7 a 1,3 mg/dL para homens e 0,6 a 1,1 mg/dL para mulheres.

Essa diferença entre gênero se dá pelo fato de que os homens apresentam maior massa muscular do que as mulheres e, por isso, têm a tendência de apresentarem maiores índices de creatinina.

Resultados anormais são aqueles que apresentam valores abaixo ou acima dos valores de referência. Nesse caso, é comum que o paciente já apresente quadro de obstrução no trato urinário, alguma infecção nos rins ou insuficiência renal. Para o caso em que os níveis foram abaixo do normal, é indício de que o paciente tenha miastenia gravis e distrofia muscular.

Essas foram algumas informações sobre o exame de creatinina. É importante destacar que a análise completa do exame deve ser feita pelo médico, o qual vai avaliar o resultado com base no histórico familiar do paciente, entre outros fatores. Os índices aqui apresentados foram a título de informação.

Um exame realizado em um laboratório de qualidade é fundamental para identificar de maneira mais exata o diagnóstico. Nesse sentido, vale a pena entrar em contato com a LabCAC! Nosso laboratório tem mais de 20 anos de tradição no mercado e oferece uma estrutura completa.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *