Você sabe o que é e como calcular o IMC?
Ter um peso adequado é importante para questões que vão muito além da estética. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada e evitar o sobrepeso ou a desnutrição são ações de extrema importância para a manutenção de uma vida saudável, com redução da chance de desenvolvimento de doenças ou complicações.
O peso em quilos, isoladamente, não representa muita coisa, pois as pessoas têm alturas e composições corporais diferentes. Para indicar se o peso de um indivíduo está adequado para a sua situação, é preciso calcular o seu IMC.
Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre o assunto e aprender como calcular o IMC.
O que é o IMC?
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, que é o parâmetro utilizado para classificar as pessoas de acordo com seu peso e altura. Ele é utilizado na atuação de praticamente todos os profissionais de saúde, mas, em especial, por nutricionistas, educadores físicos e médicos.
Continua após o anúncio
O índice foi criado no fim do século XIX e, desde então, seu uso difundiu-se por todo o mundo. É um método rápido e de fácil aplicação, apesar de ter algumas limitações. Deve ser utilizado como uma das formas de avaliação do peso, e não como a única.
A partir do resultado encontrado, a pessoa é classificada nos níveis de:
- magreza (<18,5);
- peso normal (18,6 a 24,9);
- sobrepeso (25 a 29,9);
- obesidade grau I (30 a 34,9);
- obesidade grau II (35 a 39,9);
- obesidade grau III (>40).
O índice apresenta critérios diferenciados para a avaliação de gestantes, adolescentes, idosos e crianças, devido à sua composição corporal diferenciada.
Qual a sua importância?
Como citamos, o uso do IMC é um método preliminar de avaliação do peso de uma pessoa, devendo ser seguido por outros exames mais detalhados. Mesmo assim, ele serve de alerta e acompanhamento de pacientes com riscos alimentares, tanto para a desnutrição quanto para o sobrepeso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza o índice como forma de avaliação do índice de obesidades nos países.
Identificar o sobrepeso ou a obesidade precocemente ou antes mesmo de o paciente chegar a esses níveis é de extrema importância, pois essas condições estão relacionadas a diversas complicações de saúde, como:
- maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (AVC, infarto, hipertensão arterial);
- maior chance de desenvolvimento de doenças articulares.
A identificação de um IMC alterado pode ser o primeiro alerta para a necessidade de um acompanhamento nutricional.
Como calcular o IMC?
Agora que você entendeu o que é o IMC e qual sua importância, vamos mostrar como ele é calculado. A fórmula é simples e pode ser aplicada por qualquer profissional de saúde.
O cálculo utilizado é: peso em quilos dividido pela altura em metros ao quadrado (peso(kg)/altura²(m)).
Se o resultado obtido for entre 18,6 e 24,9, a pessoa é considerada com com peso saudável. Mas lembre-se de que essa não é a única variável que deve ser levada em consideração.
Por exemplo, uma mulher com estatura pequena, mas muito musculosa, pode ter um IMC elevado, pois a massa muscular tem peso maior. Nesse caso, o valor não significa que ela tem sobrepeso ou que não é saudável.
Agora que você aprendeu como calcular o IMC, que tal calcular o seu e deixar um comentário nos contando?
0 Comentários