.

Entenda agora qual a função dos globulos brancos e a importância para sua imunidade!

Conhecidos, em termos científicos, como leucócitos, os glóbulos brancos são um conjunto de células diferenciadas que surgem a partir de outras células oriundas da medula óssea. Eles são entre 4.000 e 11.000 por microlitro de sangue. Tamanha abundância em nossa corrente sanguínea nos faz perguntar: qual a função dos glóbulos brancos?

Os glóbulos brancos desempenham tarefas muito importantes no sistema imunológico. Eles têm a função de defender o organismo contra vírus, bactérias e outras substâncias nocivas que podem causar infecções e doenças. 

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe esse texto e descubra como reagem os glóbulos brancos durante infecções e como manter hábitos que garantem a imunidade em alta. Confira!

Glóbulos brancos e a imunidade

Os glóbulos brancos têm um comportamento específico no combate a organismos invasores. Eles capturam as substâncias estranhas encontradas dentro do corpo e sinalizam ao sistema imunológico sobre a invasão. 

Continua após o anúncio

A partir daí, outros tipos de glóbulos brancos entram em ação. É o caso dos linfócitos T e os linfócitos B. Os primeiros são responsáveis pela captura dos intrusos, e os linfócitos B são responsáveis pela destruição desses invasores. 

Em decorrência dessa ação dos linfócitos B, surgem os anticorpos. Essas são substâncias que agem de maneira específica, destruindo os diferentes patógenos. 

Após uma ação bem-sucedida de combate à infecção, o sistema imunológico consegue criar uma espécie de memória nas suas células de defesa. Assim, toda vez que aquele agente intruso entra no organismo, o sistema imunológico já sabe como agir e fará de maneira mais rápida e eficaz. 

Hábitos saudáveis para manter o sistema imunológico elevado

O tempo todo estamos expostos aos mais diversos tipos de agentes nocivos ao nosso corpo. Um simples descuido já pode colocar o sistema imunológico em risco. Por isso, é importante manter a vitalidade do sistema imunológico diariamente. Para isso, algumas iniciativas podem ser tomadas. Vejamos a seguir. 

Beba bastante água

A água é fundamental para expulsar do corpo impurezas que podem causar doenças. O consumo de água diário deve ser de 8 a 10 copos. Quem faz atividade física deve aumentar essa quantidade. 

Tenha uma alimentação saudável

Manter uma dieta que contém uma grande variedade de alimentos é essencial para fortalecer a imunidade. Dessa forma, é importante ter na alimentação proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais e gorduras boas para manter a imunidade em alta. 

Faça atividades físicas

A prática de atividade física rotineira é essencial para otimizar o sistema imunológico. Isso, porque esse tipo de prática permite a liberação de substâncias que eliminam toxinas do organismo. Dessa forma, os glóbulos brancos podem atuar de maneira mais forte. 

Essas foram algumas informações sobre qual a função dos glóbulos brancos. Para verificar a quantidade e qualidade dessas células no seu corpo, é recomendável realizar o hemograma completo. Esse exame detecta, dentre outros aspectos, infecções, alergias ou problemas na formação de novas células.

Quer saber como está a saúde do seu sistema imunológico? Procure o laboratório Labcac. Temos uma equipe de profissionais pronta para atender você!

Tags: | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *