O que é TSH e por que se preocupar com ele?
O exame que verifica a dosagem do TSH no sangue é uma das principais maneiras de detectar doenças da tireoide, dentre as quais o hipotireoidismo é a mais comum. Sua frequência é maior em mulheres e em pessoas com mais de 60 anos de idade, mas ela também pode se repetir entre os membros da família.
Nesse contexto, é muito importante entender o que é TSH, um hormônio produzido pela hipófise. Ele atua impulsionando a glândula tireoide a produzir dois hormônios, a triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Esses, por sua vez, são responsáveis por regular o metabolismo, visto que transformam nutrientes em energia.
Neste post, falaremos mais sobre o TSH e tiraremos todas as suas dúvidas. Acompanhe!
Para que serve o TSH?
O clínico geral ou endocrinologista solicita o exame de TSH para avaliar como está o funcionamento da tireoide. Esse procedimento é feito em conjunto com outros exames laboratoriais que mensuram os níveis do T3 e T4 livres e que definem o diagnóstico de insuficiência ou excesso dos hormônios na circulação sanguínea do paciente.
Por mais que não haja sintomas ou histórico de doenças na família, o monitoramento da tireoide deve começar aos 40 anos, se não tiver sido iniciado anteriormente.
TSH alto: o que isso significa?
A falta de hormônios da tireoide e excesso de TSH provoca o hipotireoidismo. Se o TSH estiver alto, a tireoide do paciente começa a funcionar de maneira lenta devido à falta dos hormônios do metabolismo, podendo causar, entre outros problemas, o excesso de peso devido ao acúmulo de líquidos.
TSH baixo: pode ser algum problema?
Se o TSH estiver baixo, o metabolismo fica mais acelerado e, nesse caso, a tireoide tem um funcionamento mais intenso, fazendo com seja mais eficiente a queima de gorduras e calorias. Desse modo, ocorrências de TSH baixo pode causar uma perda bruta e não intencional de peso e redução da taxa de massa muscular no indivíduo.
Como manter o TSH equilibrado?
O TSH pode ser equilibrado com o uso diário de levotiroxina, de acordo com a quantidade prescrita pelo médico. Esse é um medicamento parecido com o T4 que a tireoide produz e precisa ser tomado, em jejum, todos os dias. A maioria dos indivíduos com hipotireoidismo devem repor o hormônio da tireoide ao longo de toda a vida.
No decorrer do tempo, quantidades muito altas de hormônios da tireoide podem causar a perda da massa óssea e arritmias cardíacas. Doses bem baixas podem não fazer o efeito esperado. Por esse motivo, é essencial consultar seu médico. Quem tem hipo ou hipertireoidismo pode ter uma vida normal, desde que seja utilizada a medicação do modo adequado.
Tirou suas dúvidas sobre o que é TSH? Como vimos, é de suma importância fazer o acompanhamento dessas taxas, realizando com frequência os exames de rotina. Para obter exatidão nos resultados, procure sempre o melhor laboratório e os melhores profissionais.
Curtiu nosso post? Viu como você deve se preocupar com o TSH? Então, não perca tempo e entre já em contato conosco e saiba como podemos ajudar!
0 Comentários