Hipotireoidismo: veja as causas, sintomas e exames para detectar

O hipotireoidismo, muitas vezes relacionado ao aumento de peso, é um distúrbio na tireoide — glândula que fica na região do pescoço e é responsável por regular órgãos muito importantes do nosso corpo, como cérebro, coração, rins e fígado. Essa alteração se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina).

Devido ao fato de o hipotireoidismo ser mais comum entre mulheres com idade avançada, alguns médicos geralmente recomendam que pacientes com mais de 60 anos façam exames de rotina para analisar o funcionamento da tireoide. 

Mas você conhece os principais sintomas da doença? Neste post citaremos alguns deles! Acompanhe a leitura!

Cansaço

Quando a tireoide não realiza a produção suficiente de hormônios, o metabolismo tende a ficar lento. Com isso, surge um cansaço excessivo que faz com que o indivíduo passe a dormir mais do que o normal.

A doença causa uma grande sensação de fraqueza e falta de vitalidade, condições que prejudicam a capacidade de trabalhar, de exercer tarefas intelectuais e até mesmo os afazeres cotidianos. Nesses casos, a sensação de sono é constante.

Ressecamento da pele

Com o hipotireoidismo, as baixas taxas metabólicas prejudicam a boa lubrificação da pele, fazendo com que fique com um aspecto mais seco. Para que isso seja evitado, as taxas hormonais precisam estar controladas. 

Alguns fatores externos também podem resultar na redução da proteção da pele, ocasionando a perda de água cutânea e o ressecamento.

Dificuldade de perder peso

O hipotireoidismo causa alteração nas concentrações de água e de sódio no organismo — também chamado de desequilíbrio eletrolítico —, causando retenção de líquidos. Isso acarreta um aumento do peso corporal total.

Da mesma forma que a retenção de líquidos contribui para o ganho de peso, pode causar inchaço, especialmente na região do rosto e nas extremidades do corpo, a exemplo das mãos e dos pés.

O funcionamento inadequado do metabolismo também afeta a eficiência do trânsito intestinal. Logo, uma pessoa com hipotireoidismo tende a ficar com o intestino mais vagaroso e comumente sofre com prisão de ventre.

Taquicardia e tremores

Quando passamos por uma situação de grande estresse ou susto, o organismo entra em estado de alerta, elevando os batimentos cardíacos e ocasionando uma descarga de adrenalina. O resultado são tremores por todo o corpo, reações causadas justamente pelos hormônios da tireoide.

Sensação de frio

Quando sentimos frio, nosso cérebro estimula a liberação dos hormônios da tireoide para acelerar o metabolismo e manter o corpo aquecido. Esse processo também pode ocorrer de modo contrário. O fato é que, no hipotireoidismo, é comum que a pessoa sinta mais frio do que o normal.

Para evitar problemas, é necessário realizar o exame de sangue que avalia a glândula tireoide e ajuda a identificar possíveis distúrbios, como o hipotireoidismo. É preciso ressaltar a importância de realizar o procedimento em um laboratório que tenha seriedade e credibilidade no mercado.

Agora que você sabe mais sobre hipotireoidismo, entre em contato conosco e conheça os serviços que oferecemos. Para isso, é só acessar a nossa página!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile