Saiba mais sobre as doenças da tireoide: Hipertiroidismo e Hipotiroidismo
As doenças endócrinas englobam um conjunto de condições nas quais há alterações no sistema endócrino, que abrange as glândulas do corpo responsáveis pela produção hormonal no organismo. As glândulas do sistema endócrino estão localizadas em diferentes partes do corpo, e são: hipófise, tireoide, paratireoides, timo, suprarrenais, pâncreas e as gônadas (ovários ou testículos).
Entre as principais doenças endócrinas podemos destacar as doenças da tireoide, que causam alterações na produção dos hormônios dessa glândula. Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre essas doenças!
O que é a tireoide?
A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço à frente da traqueia, situada logo abaixo da cartilagem tireoide (pomo-de-adão). Ela é responsável pela produção de dois hormônios: tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Ambos os hormônios fazem a regulação do metabolismo do corpo, isto é, o armazenamento e gasto de energia em todas as funções do organismo.
O bom funcionamento da tireoide é essencial para o equilíbrio do organismo, pois seus hormônios têm influência na função de diversos órgãos, ganho de peso, crescimento de unhas e cabelos, concentração, humor, regulação do ciclo menstrual e fertilidade.
A produção dos hormônios T3 e T4 é desenvolvida pelo hormônio estimulante da tireoide (TSH), que é produzido na hipófise (glândula localizada na parte inferior do cérebro que controla a atividade de outras glândulas).
As doenças da tireoide incluem o hipertiroidismo e o hipotiroidismo. Ambas podem ser diagnosticadas por avaliação clínica e exame laboratorial para dosagem de TSH, T3 e T4.
O que é o hipertiroidismo?
O hipertiroidismo é a condição na qual há uma hiperatividade da glândula tireoide, de forma com que ela produz maiores quantidades dos hormônios tireoidianos. A principal consequência da doença é o aumento do metabolismo corporal, que pode levar a sintomas como:
- aumento da sensação de calor e transpiração;
- perda de peso rápida e sem explicação;
- apetite aumentado;
- ritmo cardíaco rápido ou irregular;
- nervosismo e irritabilidade;
- diarreia e alterações intestinais; e
- cansaço ou fadiga excessivo.
A doença normalmente surge como sintoma de outra condição, como: doença de Graves, excesso de consumo de iodo, inflamação na tireoide, medicamentos e suplementos com T4 na composição, tumores benignos da tireoide e hipófise e nódulos tireoidianos.
O tratamento da condição é feito de acordo com a sua causa, pois o tratamento dela muitas vezes pode curar o problema. Pode ser necessário o uso de medicamentos ou, em casos mais sérios, procedimento cirúrgico para retirada da tireoide.
O que é o hipotiroidismo?
O hipotiroidismo é a condição na qual a tireoide não produz hormônios tireoidianos suficientes para o funcionamento normal do organismo. Existem alguns tipos de hipotiroidismo:
- congênito: bebê apresenta ao nascimento uma falta absoluta da glândula tireoide ou mal desenvolvimento das células da glândula;
- induzido por causas externas: retirada total ou cirúrgica da glândula da tireoide, por presença de tumores ou outras condições;
- induzido por medicamentos: quando há administração de medicação antitireoidiana além do tempo necessário;
- por alimentação pobre em iodo: o iodo é indispensável para a sintetização dos hormônios da tireoide;
- causa autoimune.
Os principais sintomas da doença são:
- depressão;
- cabelos e unhas secos e quebradiços;
- raciocínio lento;
- ritmo cardíaco mais lento;
- cansaço intenso sem causa aparente;
- aumento de peso;
- diminuição do desejo sexual;
- prisão de ventre e intestino lento;
- atraso no desenvolvimento e crescimento em crianças.
O tratamento inclui o uso diário de levotiroxina oral, uma versão sintética do hormônio T4.
As doenças da tireoide causam grandes alterações no organismo, que trazem consequências ruins para a saúde e a qualidade do indivíduo. Ao notar algum dos sintomas citados no texto de hoje, é preciso buscar um médico para avaliação do caso.
Se você tem mais alguma dúvida sobre as doenças da tireoide, deixe um comentário no post que te responderemos!
0 Comentários