Distúrbios do sono: quais são os problemas mais comuns?
A qualidade do sono de uma pessoa está diretamente ligada com a sua qualidade de vida. Afinal, basta uma noite de sono mal dormida para que a pessoa se sinta de mau humor, cansada e irritada, além de afetar a realização das suas atividades ao longo do dia.
A falta de sono, principalmente quando prolongada, traz sérias consequências à saúde e pode até aumentar a predisposição para o surgimento de algumas doenças.
Ter uma ou outra noite mal dormida é considerado normal, porém, quando o problema se torna frequente, pode indicar que a pessoa apresenta algum distúrbio do sono.
Acompanhe o texto para saber mais sobre disturbios do sono e os problemas que eles trazem para a pessoa.
Continua após o anúncio
O que são os disturbios do sono? Quais suas causas?
Os distúrbios do sono incluem uma lista de problemas com diferentes causas que afetam a capacidade da pessoa de dormir adequadamente. Esses problemas trazem consequências ruins à saúde, pois o sono é o momento de descanso e reparação para o corpo, que permite que ele funcione adequadamente durante o período de vigília (quando a pessoa está acordada).
Os distúrbios do sono mais comuns são:
Insônia
Dificuldade em iniciar o sono, ou acordar durante a noite e não conseguir voltar a dormir. Pode ser causada por uso de alguns medicamentos em longo prazo, ansiedade, depressão, consumi excessivo de bebidas alcoólicas.
Apneia do sono
É interrupção da respiração durante o sono por período superior do que 5 segundos por hora de sono, levando ao aparecimento de ronco. É causada por alterações anatômicas que levam à diminuição do espaço da faringe, e é agravada pela obesidade.
Bruxismo
Distúrbio no qual a pessoa aperta e range os dentes durante o sono. Seu surgimento está associado a problemas articulares, ansiedade e estresse.
Sonambulismo
Ato de sentar, falar ou andar durante o sono sem que a pessoa tenha consciência, sendo mais comum durante a infância. As causas ainda são desconhecidas.
Síndrome das pernas inquietas
É uma necessidade incontrolável de movimentar as pernas involuntariamente, que se manifesta antes de dormir e durante a noite, podendo atrapalhar o sono. O problema pode estar associado à gravidez, deficiência de ferro ou não ter causa aparente.
Quais os problemas mais comuns causados pelos distúrbios do sono?
Todos esses distúrbios atrapalham o sono de alguma forma, em graus menores ou maiores. A insônia grave pode fazer com que a pessoa passe dias sem conseguir dormir. A falta de sono, mesmo quando é mais leve, leva ao surgimento de diversos sintomas e problemas para o organismo. Os problemas mais comuns são:
Cansaço
O cansaço excessivo é o principal sintoma que surge nas pessoas com algum distúrbio do sono. A pessoa pode até conseguir dormir, mas sente que o sono são é reparador. O cansaço afeta a realização de atividades diárias, a tomada de decisões e o humor.
Perda de memória
O sono é o momento no qual o hipocampo (estrutura do cérebro humano) grava as informações. Por isso, a falta de sono fode afetar a memória.
Doenças cardiovasculares
O sono é um momento de descanso para o sistema cardiovascular, com diminuição da frequência cardíaca e pressão arterial. A privação de sono aumenta o risco de doenças desse sistema.
Depressão
A falta de sono prolongada leva a alterações de humor e atitude tão profundas que podem levar à depressão.
Os distúrbios do sono podem trazer consequências sérias à saúde do indivíduo, gerando problemas não só de ordem física, como também emocional e comportamental. Por isso, ao notar alterações no sono que se tornam frequentes, o ideal é buscar um profissional de saúde para que uma avaliação mais detalhada seja realizada. Afinal, o sono reparado é um dos pilares de uma vida saudável.
Quer receber mais conteúdo como o do texto de hoje? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter!
0 Comentários