veja-4-principais-exames-clinicos-que-devem-ser-feitos.jpeg

Veja 4 principais exames clínicos que devem ser feitos

A saúde é um dos bens mais importantes que possuímos, é por isso que cuidar bem dela é a nossa maior obrigação. Além dos cuidados necessários com a alimentação, também é importante a realização de exames clínicos para que você possa ter a certeza de que a sua saúde está em perfeitas condições.

Você sabe quais exames você deve realizar? Neste artigo vamos mostrar a você os 4 principais exames clínicos que devem ser feitos. Continue lendo e confira!

1. Hemograma

É o exame que avalia como estão as células sanguíneas do paciente como as Hemácias e Leucócitos, por exemplo , com o objetivo de identificar algum tipo de anemia ou até mesmo doenças mais graves, como a leucemia.

Por sua fácil execução e grande utilidade, é o exame mais requisitado pelos médicos. O indicado é que se faça essa avaliação, ao menos, uma vez por ano, sempre com indicação e avaliação de um especialista.

Para a realização do hemograma não há necessidade de fazer jejum, sendo preciso, no entanto, que o paciente esteja no mínimo 48 horas sem ingerir bebida alcoólica e 24 horas sem praticar exercícios físicos.

2. Glicemia

Por meio do exame de glicemia é possível medir a quantidade de açúcar no sangue e assim detectar hiperglicemia e hipoglicemia, diagnosticar diabetes, ou auxiliar no monitoramento da doença.

O exame pode ser realizado por pessoas em qualquer idade, sendo indicado para aqueles que possuem 40 anos ou mais.

Para o exame ser realizado com eficácia, você precisa:

  • ficar em jejum de 8 a 14 horas, no período da manhã;

  • não realizar nenhum exercício físico antes de fazer o exame;

  • evitar alguns medicamentos, como o laxante, no dia que antecede o exame e no dia da sua realização.

3. Papanicolau

Um dos exames femininos mais importantes, o papanicolau, mais conhecido como preventivo, é responsável por identificar o surgimento do câncer no colo de útero e outras doenças infecciosas, tais como:

  • infecções por fungos e bactérias;

  • verrugas genitais;

  • herpes.

Para o tratamento dessas patologias, o ginecologista indicará o uso de pomadas ou então medicamentos. Em casos mais graves como o câncer, tratamentos mais intensos serão recomendados, como a quimioterapia, por exemplo.

Ele deve ser realizado anualmente, começando a partir de um ano após o início da atividade sexual.

Doenças como as citadas acima, podem ser diagnosticadas previamente se esse exame for realizado conforme indicado, assim o tratamento será mais eficiente para o controle e eliminação da doença.

4. Exame de urina

O exame de urina identifica a presença de bactérias, isso porque a bexiga e o rim são órgãos que não possuem a presença de micróbios, sendo assim, se identificada uma bactéria no exame de urina é sinal que existe uma grande chance da pessoa ter adquirido uma infecção urinária.

Porém, nem sempre a presença da bactéria significa a existência de uma infecção, um médico sempre deverá ser consultado, pois somente ele sabe identificar o problema e indicar o tratamento apropriado.

Geralmente, quando o médico receita exames clínicos, ele também indica o laboratório em que você deve realizá-los, porém é importante você tomar cuidado e escolher um laboratório da sua confiança, que seja uma empresa séria e compromissada com você e, de preferência que tenha profissionais altamente qualificados e com selos de qualidade para mostrar a confiabilidade dos exames.

Agora que você pode aprender mais sobre os principais exames clínicos a ser realizados, aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook e ficar por dentro de várias dicas importantes para sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This