Você sabe quais são os sintomas de diabetes mais comuns?
Os sintomas de diabetes estão presentes em quase meio bilhão de pessoas e, atualmente, a doença é considerada uma epidemia mundial. Essa doença crônica atinge principalmente quem possui um estilo de vida sedentário, não se alimenta de forma saudável e sofre com excesso de peso.
Mas, apesar de alarmante, a diabetes não é difícil de ser controlada se detectada em estágio inicial. Por isso, é muito importante conhecer os sinais que o corpo dá quando há manifestação da doença.
Para conhecer e entender os sintomas, continue a leitura!
Os principais sintomas de diabetes
Alguns sintomas mais genéricos incluem sede, urina em excesso e coceira pelo corpo, mas apenas essas características não são suficientes para diagnosticar a diabetes, até porque existem dois tipos da doença, como:
Continua após o anúncio
O tipo 1
Costuma surgir na infância ou adolescência. É comum que a pessoa sinta fome em excesso, mas perca peso sem razão aparente. Também sente cansaço e sonolência frequentes, infecções urinárias e alterações no humor.
O tipo 2
Os sintomas mais comuns são boca seca com frequência, visão turva, baixa capacidade de cicatrização e formigamento. Essa versão da diabetes está relacionada ao excesso de peso e a má alimentação.
Há ainda uma versão da diabetes que ataca mulheres grávidas. Ela é idêntica ao tipo 2 e pode aparecer em qualquer fase da gestação. Se não for controlada, a diabetes pode causar complicações sérias na gravidez como pré-eclâmpsia, parto prematuro e excesso de peso nos recém-nascidos.
Exames capazes de detectar a doença
Atualmente, 4 exames são realizados para a constatação da diabetes:
- Teste de glicose: coleta de exame de sangue com o paciente em jejum;
- Teste de glicemia capilar: apesar do nome sugestivo, o exame é realizado com uma picada no dedo do paciente para a coleta de sangue;
- Tolerância à glicose: se houver mais de 200 ml por decilitro, significa que o paciente pode estar com diabetes;
- Teste de hemoglobina glicada: realizado também na coleta de sangue.
Como é possível observar, o sangue é o principal indicador de existência da diabetes. Estes exames devem ser solicitados sempre que os sintomas citados no tópico anterior aparecerem.
Mulheres grávidas devem realizá-lo como medida preventiva, mesmo que não haja indicativos da doença.
O pré-diabetes
Aparece quando o metabolismo de alguém apresenta um comportamento anormal com predisposição à diabetes.
O índice de glicemia precisa estar abaixo de 100 mg/dL para que uma pessoa seja considerada saudável, acima disso e abaixo de 125 mg/dL as chances de diabetes são altíssimas.
Alguns dos fatores que contribuem para essa alteração no metabolismo são:
- idade superior a 45 anos;
- sedentarismo;
- pressão alta;
- familiares com diabetes.
Essas características aumentam as chances de que alguém contraia a doença, mas isso não significa que não haja possibilidade de prevenção da diabetes nesses casos.
As mudanças no estilo de vida são a melhor defesa contra a evolução da doença. Perda de peso, exercícios regulares e dieta balanceada são fundamentais.
É importante frisar que, embora não haja cura para a diabetes, algumas pessoas conseguem levar uma vida completamente normal simplesmente controlando a doença. Aliás, quanto antes houver o diagnóstico, maiores são as chances de controle, por isso é importante realizar exames periódicos que garantam o controle da glicose no sangue.
Agora que você já possui bastante informação sobre os sintomas de diabetes, compartilhe com seus amigos nas redes sociais e lembre-se de manter hábitos saudáveis.
0 Comentários