Entenda o que é a meningite e quais seus sintomas
Você sabe o que é meningite? Ela se refere a uma inflamação das meninges — membranas que compreendem a medula espinhal e o cérebro. Pode ser ocasionada por vírus ou por bactéria, que é o tipo mais grave.
É muito maior o risco de contrair meningite entre crianças com menos de cinco anos, especialmente até um ano, mas pode ocorrer em qualquer idade. O principal modo de prevenção da meningite é por meio da vacinação.
O fato é que a meningite é considerada uma doença endêmica em nosso país. Ocorrências são aguardadas durante o ano, com casos de epidemias e surtos ocasionais. As meningites bacterianas são bem mais comuns no outono e inverno, enquanto as virais costumam ocorrer no verão e na primavera.
Quer entender melhor sobre essa doença e seus principais sintomas? Acompanhe a leitura e fique bem informado!
O que é a meningite?
Como vimos, ela nada mais é que uma infecção das membranas que revestem o cérebro (as meninges), que prejudica toda a região e impede o transporte de oxigênio às células do corpo. Principalmente entre crianças e adolescentes, ela pode evoluir de forma rápida para gangrena das pernas, pés, braços e mãos, além da perda dos sentidos.
Diversos agentes infecciosos ocasionam a meningite. Normalmente, os quadros causados por vírus são menos graves. Já aqueles resultantes de infecção por bactérias — e, mais raramente, fungos — são perigosos, apresentando uma taxa de morte de aproximadamente 20%.
Alguns sobreviventes precisam conviver com sequelas, como paralisia, surdez ou amputação de membros. A sua transmissão acontece por meio da saliva e de secreções respiratórias, no contato próximo com a pessoa infectada.
Quais os sintomas de cada uma delas?
Os sintomas da meningite bacteriana incluem:
- febre;
- dor de cabeça;
- mal-estar;
- náusea;
- vômito;
- rigidez do pescoço;
- confusão mental;
- fotofobia (sensibilidade à luz).
Com o passar do tempo, alguns sintomas mais graves desse tipo de meningite podem surgir, como delírio, convulsões, tremores e até coma. Os primeiros sintomas da meningite viral são parecidos com os da bacteriana:
- febre;
- vômito;
- náusea;
- dor de cabeça;
- irritabilidade;
- falta de apetite;
- rigidez no pescoço;
- letargia (falta de energia);
- fotofobia (sensibilidade à luz);
- sonolência ou dificuldade para acordar do sono.
Quais as formas de contágio?
Normalmente, a transmissão da meningite bacteriana é feita de pessoa a pessoa, por meio de vias respiratórias, pelas secreções e gotículas das vias aéreas superiores. Já em casos de meningite viral, a transmissão é fecal-oral e os vírus podem ser contraídos pelo contato próximo com uma pessoa infectada.
Também pode ocorrer ao encostar em superfícies que apresentem o vírus e depois tocar no nariz, nos olhos ou na boca, antes de higienizar as mãos.
Agora, você já sabe o que é meningite, seus sintomas e como é transmitida. Algumas formas de prevenção são evitar aglomerações, lavar bem as mãos, não compartilhar itens de uso pessoal, manter a imunidade alta e os ambientes limpos e ventilados. Além disso, a vacinação é de suma importância para prevenir a doença.
Aproveite que aprendeu mais sobre o assunto e descubra, também, o que é um antibiograma e qual a sua importância!
0 Comentários