.

Exames médicos ocupacionais: por que realizar frequentemente?

Exames médicos ocupacionais são imprescindível para saber se o corpo está realmente bem. O desgaste das horas trabalhadas em pé, muito tempo sentado ou até mesmo o esforço laboral do próprio dia a dia pode ocasionar diversos problemas a nossa saúde. 

Acredite: não são apenas as pessoas que trabalham com objetos pesados ou maquinários que demandam muito esforço físico, que podem desenvolver algum tipo de doença.

Neste post você entenderá os motivos pelo quais deve realizar exames médicos ocupacionais com frequência. Acompanhe!

Para que servem os exames médicos ocupacionais

Essa avaliação é muito importante para os dois lados: empregado e empregador. Eles mostram se o indivíduo tem ou não condição de desempenhar a sua função. Assim, é possível reduzir riscos dentro da empresa e evitar que o trabalhador tenha problemas de saúde futuramente.

Continua após o anúncio

Os exames devem acontecer no momento da contratação, após algum tempo para manutenção e rotina e quando há demissão. Isso promoverá mais qualidade e proteção na vida do contratado.

Os exames médicos ocupacionais pela lei

A Portaria nº3214, instituída em 8 de junho de 1978, estabelece que a organização precisa pedir exames periódicos dos trabalhadores para certificar-se de que todos estão bem antes, durante e após a finalização do serviço. 

A empresa que não cumpre com as exigências poderá sofrer autuação, e quando leve as infrações, multas dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Como mencionamos acima, os exames acontecem em 3 fases. Vamos analisá-las separadamente:

Exame admissional

O intuito desta avaliação é verificar se o futuro trabalhador tem condições estáveis de saúde para a vaga. Vale mencionar que ele só é requisitado quando a pessoa está em andamento com a contratação.

Nessa fase, é possível notar se o empregado tem aptidão para a função que vai desempenhar na empresa. Isso evitará prejuízos futuros como: real conhecimento sobre a saúde e processos trabalhistas.

Exames periódicos

Em determinadas áreas, é necessário realizar avaliações com mais periodicidade. Desta forma é possível averiguar a saúde do trabalhador dentro de um determinado tempo. Caso tenha desenvolvido algum tipo de problema, o médico do trabalho pode direcioná-lo ao tratamento mais adequado e eficaz.

O intervalo entre um exame e outro varia de acordo com as regras da empresa, dentro das normas estabelecidas pela Portaria. Geralmente podem ser semestral, bimestral ou anual.

Exame de mudança de função

É normal, quando o trabalhador muda de função dentro da empresa, que o RH peça uma nova avaliação. Esse é um meio para avaliar se funcionário tem aptidão para o novo cargo e para registrar a fase inicial naquela operação.

Assim é possível reduzir os riscos de problemas ligados a saúde, incluindo as lesões que podem surgir na nova função.

Exame de retorno ao trabalho

Quando o funcionário é ausentado por motivos de saúde, a organização precisar ter certeza que ele já está pronto e realmente curado antes de voltar ao trabalho. Para isso, um exame de retorno é primordial para comprovar que ele está bem.

Independente dos dias em que ficou afastado, essa avaliação precisa acontecer!

Exame demissional

Quando o colaborador deixar de fazer parte do seu quadro de funcionários, é necessário provar que ele está saindo em boas condições. Nesse caso entra em cena o exame demissional. Ele é o responsável por apontar qualquer tipo de dano psicológico ou físico que possa ter surgido enquanto o trabalhador desenvolveu determinada função.

A terceirização dos médicos ocupacionais

Para realizar todos esses exames é necessário contar com o apoio de uma empresa idônea e especializada, que ofereça serviços eficientes, com profissionais qualificados em medicina ocupacional e engenharia de segurança do trabalho. Desta maneira é possível cumprir, de forma rigorosa, as normas regulamentadoras trabalhistas.

Quer saber mais sobre o cumprimento dos exames médicos ocupacionais? Entre em contato conosco e tenha ótimas dicas e informações para a necessidade da sua empresa.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *