.

Plaquetas: o que são e qual sua função no organismo?

O tecido sanguíneo é composto por diferentes tipos de células. Ele desempenha funções importantes no nosso organismo, como transporte de oxigênio e nutrientes e defesa contra agentes invasores. Entre as partículas que formam o tecido sanguíneo estão as plaquetas. Elas são espécies de fragmentos citoplasmáticos encontrados na medula óssea.

As plaquetas têm formato irregular e desempenham funções importantes, como a interrupção de fluxo sanguíneo por um vaso, promovendo reparação de lesões vasculares e impedindo a ocorrência de hemorragias.

Continue acompanhando o texto para descobrir mais informações sobre a função das plaquetas no corpo e como o equilíbrio delas é importante para a nossa saúde. Boa leitura!

Qual a função das plaquetas no organismo?

Elas desempenham função hemostática, isto é, capacidade de interromper fluxo sanguíneo quando um vaso é rompido. Nesse processo, a plaqueta age reparando lesões vasculares e impedindo que haja perda de sangue por meio de hemorragias.

Continua após o anúncio

Essa forma de reparação acontece graças à capacidade das plaquetas de se ligarem ao colágeno presente na parede do vaso sanguíneo. Elas se unem a partir de interações com outras substâncias presentes no sangue e depois dilatam. Essa dilatação forma uma espécie de tampão no local lesionado. Assim, há considerável diminuição da perda sanguínea.

Como o equilíbrio de plaquetas é importante?

Em um organismo normal e saudável, é possível encontrar de 150 a 450 mil plaquetas por microlitro de sangue. Desse total, cerca de 70% estão espalhadas na circulação sanguínea e 30% localizadas no baço.

As plaquetas circulam durante 10 dias pelos vasos sanguíneos e depois são levadas para o baço e o fígado. A alteração da quantidade normal de plaquetas pode ocasionar problemas de saúde. Confira a seguir!

Trombocitose

Esse quadro se configura com o aumento da quantidade de plaquetas. Geralmente, esse comportamento está associado a alterações na medula óssea, doenças mieloproliferativas, anemias hemolíticas e procedimentos cirúrgicos. O aumento da quantidade de plaquetas ocorre porque o organismo realizou uma ação para evitar grandes sangramentos.

Trombocitopenia

Nesse caso, há diminuição da quantidade de plaquetas. Normalmente, é causada por doenças autoimunes e infecciosas. Também tem a ver com deficiência nutricional de ferro, ácido fólico e vitamina B12. Ainda, problemas relacionados ao funcionamento do baço podem ocasionar queda da quantidade de plaquetas.

O quadro de trombocitopenia pode ser percebido pela presença de alguns sintomas, como sangramentos nasais e gengivais. A presença de manchas roxas na pele e sangue na urina também são indicativos de que há queda na quantidade de plaquetas.

Por que você deve realizar exames regularmente para acompanhar as plaquetas?

Como vimos, a quantidade de plaquetas no sangue pode indicar o surgimento de algumas doenças. Nesse sentido, é importante realizar exames regulares para acompanhar a quantidade de plaquetas. Existe um teste específico para isso: o hemograma.

Esse exame laboratorial é extremamente útil para identificar os elementos que compõem o sangue. Por meio dele, além de verificar a quantidade de plaquetas, é possível saber a quantidade de hemácias ou glóbulos vermelhos (responsáveis pelo transporte de oxigênio) e leucócitos ou glóbulos brancos (responsáveis pela defesa de infecções).

Essas foram algumas informações sobre plaquetas. É importante sempre escolher um bom laboratório para realizar seu exame. Isso porque os melhores laboratórios possuem alta tecnologia com capacidade de evitar erros durante o resultado de um exame.

Quer encontrar um lugar de qualidade para realizar os seus exames? Agende um horário no LABCAC. Nosso laboratório tem mais de 20 anos de tradição no mercado!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *