Você sabe quem pode doar sangue no Brasil?

Você sabia que junho é o mês de conscientização para doação de sangue? Embora o ato seja considerado nobre, muitas pessoas ainda não entendem a sua relevância e, por esse motivo, há a necessidade de incentivar essa ação. Além disso, as dúvidas sobre quem pode doar sangue costumam dificultar a iniciativa, afastando possíveis doadores.

Pensando em esclarecer algumas questões sobre o tema, desenvolvemos este post para explicar como funciona a doação de sangue e quais os principais pontos. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e saiba mais!

Qual a importância dos bancos de sangue no Brasil?

O sangue tem a função de transportar substâncias para os tecidos, órgãos do corpo e “abrigar” componentes que atuam na defesa do organismo. Desse modo, pessoas que passaram por intensa perda sanguínea e precisam de transfusão ficam com a vida em risco e dependem de um doador para restabelecerem sua saúde.

O fato é que a Organização Mundial da Saúde recomenda que de 3,5 a 5% da população seja doadora, porém, no Brasil, esse índice não ultrapassa os 2%. Assim, a disponibilidade de hemocentros nas cidades é considerada uma medida que facilita as doações e garante a qualidade do sangue, visto que os doadores passam por uma triagem rigorosa.

Vale destacar que é muito importante que a doação seja feita por pessoas de diferentes tipos sanguíneos, com o intuito de diversificar as amostras e ajudar um número maior de pacientes.

Quem está apto a doar sangue?

A seguir, apresentaremos as principais regras para doar sangue. Acompanhe:

  • pesar no mínimo 50 kg;
  • ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior;
  • ter se alimentado bem;
  • apresentar um documento original com foto;
  • estar em boas condições de saúde;
  • ter entre 16 (apresentar autorização e documentação necessária) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos).

Quais doenças impedem a doação de sangue?

Algumas pessoas ficam impedidas de fazer a doação devido ao acometimento (no passado ou presente) por determinadas patologias. Elencaremos abaixo as principais doenças impeditivas, porém, algumas condições não especificadas também podem limitar o candidato e serão informadas e explicadas no local da coleta. Veja:

  • hepatite B e C;
  • diabetes (caso a pessoa faça o uso de insulina);
  • câncer;
  • malária;
  • AIDS;
  • doença de Chagas.

Onde encontrar um ponto de coleta?

As doações podem ser feitas em hemocentros fora ou dentro de hospitais. Para doar, o indivíduo precisa atender a todos os requisitos estabelecidos.

Lembrando que mulheres podem contribuir no banco de sangue de 2 em 2 meses e, no máximo, 4 vezes ao ano. Já os homens conseguem doar a cada 3 meses e ter até 3 doações anuais.

Como o sangue doado é armazenado?

Após ser recolhido, o sangue é colocado em uma geladeira específica. Cada hemocomponente — plaquetas, glóbulos vermelhos etc — fica armazenado em temperaturas adequadas para sua conservação, com rótulos que informam dados da coleta e de sua liberação, até os limites de sua validade ou aplicação em um receptor.

Perceba então que quem pode doar sangue tem a oportunidade de contribuir com milhares de vidas e ser a esperança para muitas pessoas. Portanto, a doação é mais que uma boa atitude, trata-se de um ato de amor voluntário e solidariedade.

E aí, gostou deste post? Então, siga-nos em nossa página do Facebook para ter acesso às nossas publicações em primeira mão!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile