Bem-estar: saiba como prevenir doenças
Bem-estar físico, psíquico e social é garantia de vida plena e prevenção de doenças. O primeiro se relaciona aos aspectos fisiológicos do organismo, enquanto o segundo aborda o perfil psicológico do individuo.
Além disso, é preciso considerar o bem estar social, como a capacidade de sobrevivência frente aos conflitos presenciais ou virtuais que tendem a desestabilizar o equilíbrio da pessoa e favorecer o aparecimento de doenças.
Manter o bem-estar em todas essas vertentes é algo quase inalcançável, porém modificar alguns hábitos é o primeiro passo para prevenir o aparecimento de doenças. Quer saber como fazer isso? Então acompanhe as dicas desse post e mude de atitude!
Mantenha bons hábitos de higiene
O indivíduo que mantém bons hábitos de higiene provavelmente não terá muitas doenças. Por isso é recomendável que se faça um check-up diário de prevenção da cabeça aos pés.
Lavar as mãos é um cuidado que devemos ter sempre. Depois de ir ao banheiro e antes de comer, esse simples gesto pode evitar doenças como a gastroenterite.
Escovar os dentes e usar fio dental evita a formação de placas bacterianas, o que pode favorecer desde o aparecimento de cáries até uma infecção na garganta, o que pode causar o tão temido mau hálito.
Se hidrate constantemente
A água é um poderoso hidratante e está presente na maioria dos alimentos. Contudo sua ingestão em forma pura ou saborizada com ervas (cidreira, camomila, hortelã, gengibre) tem importância fundamental para o organismo.
Esse líquido é fundamental para os processos metabólicos, hidratação das células, funcionamento adequado dos rins e diminuição da rugosidade da pele, dentre outros inúmeros benefícios.
A recomendação diária é de 2 litros, sem considerar a quantidade prevista nos alimentos, o que equivale a quatro garrafas médias de plástico.
Prefira sempre os alimentos naturais
Os alimentos naturais ou minimamente processados são aqueles que mantêm um maior número de nutrientes e possuem o mínimo de produtos químicos em sua composição. Seu consumo deve ser preferencial em detrimento dos demais.
Para os sucos, é melhor optar pelos naturais, de polpas ou integrais e esquecer os de caixinha ou de pós. Esses últimos contém um alto teor de açúcares simples que aumentam rapidamente a glicemia.
Em relação aos demais alimentos, é importante substituir sempre que possível pelos orgânicos, ou comprar nas feiras mais próximas de casa, pois possuem pouca ou nenhuma quantidade de agrotóxicos.
Diminua o estresse da rotina diária
O estresse é o maior contribuinte da vida improdutiva, diminuição da concentração e aumento da irritabilidade. Sua relação é inversamente proporcional ao equilíbrio e bem-estar da pessoa.
Sabendo que é impossível ficar sem estresse, o recomendado é reduzir ao máximo as atividades que causam esse problema. Por isso, é importante listar as situações que mais desestabilizam emocionalmente os indivíduos e tentar amenizar esses problemas.
Além disso, outra dica é evitar pessoas com liderança negativa, que estejam influenciando de forma depressiva ou condicionando a realizar atividades nada agradáveis. Saber controlar a própria vida e identificar formas de prazer é um passo importante do amadurecimento.
Bem-estar físico, psíquico e social é uma tríade que diminui o aparecimento de doenças, aumenta a vitalidade, favorece comportamentos positivos, melhora o condicionamento e influencia outras pessoas.
E você, já modificou seus hábitos? Comece incorporando medidas de forma gradativa e nos siga no Facebook para mais informações!
0 Comentários