.

Quer controlar a glicose? Veja essas 4 dicas

A busca por mais qualidade de vida tem levado cada vez mais pessoas a mudarem seus hábitos, considerando que essa atitude pode proporcionar um futuro bem mais saudável.

Dentre algumas das ações que podem ser realizadas para prevenir problemas de saúde, podemos citar:

Veja a seguir 4 dicas para manter níveis adequados de glicose e proteger-se de um dos males mais comuns nos dias de hoje: a diabete.

1. Reduza o consumo de carboidratos para controlar a glicose

Os doces não são os únicos vilões quando se trata de controlar a glicose. Afinal, os carboidratos se transformam em açúcar após passarem pela digestão e, no final desse processo, acabam elevando bastante o índice glicêmico.

Continua após o anúncio

Alguns dos alimentos mais ricos em carboidratos são:

  • pães;
  • bolos;
  • arroz;
  • batata;
  • biscoitos;
  • macarrão.

É importante lembrar que esse grupo alimentar não deve ser riscado do cardápio, pois trata-se de uma grande fonte de energia para o organismo. O ideal é tentar reduzir o seu consumo e não cometer exageros, como a combinação de arroz com macarrão na mesma refeição, por exemplo.

Além disso, as alternativas integrais possuem absorção mais lenta e liberam a glicose aos poucos no sangue, sendo uma opção mais saudável.

2. Evite bebidas adoçadas

Nos refrigerantes, sucos prontos de caixinha, achocolatados e em outras bebidas industrializadas são encontradas algumas das maiores quantidades de açúcar por porção. Além disso, é muito comum que esses produtos sejam extremamente pobres em nutrientes.

O grande problema desse tipo de alimento está em sua capacidade de elevar rapidamente o índice glicêmico e contribuir para a obesidade, que é citada como a fonte de várias doenças.

Por isso, para manter uma boa saúde e controlar a glicose, prefira alternativas como a água pura ou a água de coco, chás, sucos sem adição de açúcar e leite batido com frutas ou misturado com cacau em pó.

3. Faça atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos gera diversos benefícios para o corpo. Entre eles estão a redução do colesterol ruim e dos níveis de glicose. Isso acontece porque o exercício físico retira a glicose do sangue para usá-la como fonte de energia dos músculos.

Para obter essa vantagem, saiba que os exercícios leves e moderados são melhores que os intensos, já que as atividades mais pesadas fazem o fígado liberar ainda mais açúcar no sangue. Por isso, as melhores opções são:

  • caminhadas;
  • corridas leves;
  • passeios de bicicleta.

4. Relaxe!

Quando estamos estressados, seja por algum problema pessoal, profissional ou por causa de um desgaste físico, nosso corpo entra em estado de alerta e libera hormônios, como o cortisol e a adrenalina. Essas substâncias enviam avisos de perigo ao organismo, que se prepara para “lutar” ou “fugir” da situação preocupante.

Dessa forma, as células recebem a ordem de fornecer energia para proporcionar uma resposta rápida do corpo. Isso significa que a glicose, uma das maiores fontes de energia, será liberada no sangue para que o indivíduo possa reagir prontamente.

Por isso, quando cuidamos do nosso estado mental e reduzimos as tensões físicas, diminuímos também a liberação de glicose na circulação sanguínea. Certas práticas de relaxamento, como ioga, meditação, alongamentos e técnicas de respiração, podem ser muito úteis para proporcionar mais equilíbrio emocional e bem-estar, ajudando ainda a controlar a glicose.

Conquistar um bom estado de saúde depende de uma série de atitudes, que precisam ser incorporadas à rotina para que possamos viver com mais qualidade. Muitas vezes é preciso uma verdadeira reeducação dos nossos hábitos, mas com paciência e persistência podemos fazer mudanças significativas.

Se você gostou deste texto, e agora entende melhor como controlar a glicose, deixe um comentário e compartilhe com a gente a sua opinião!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *