.

4 dicas para se preparar para um exame de sangue

Para muitas pessoas, o exame de sangue é sinônimo de ansiedade e preocupação. Esses sintomas podem ser explicados pelo medo da agulha, o receio pela descoberta de uma nova doença e o tempo de espera em um laboratório.

Entendemos a sua apreensão e sabemos o quanto é complicado relaxar neste momento. No entanto, separamos neste artigo diversas orientações para que você aprenda como se preparar para esse exame. Continue a leitura e descubra o que fazer.

1. Escolha o melhor horário

Geralmente, os exames de sangue ocorrem durante o período matutino, mas a escolha desse horário não é uma regra. A definição parte dos próprios pacientes que preferem atravessar o jejum durante o sono.

Outra explicação para fazer o exame bem cedo é a rotina de trabalho. A maioria da população não consegue ficar livre para ir ao médico no meio do expediente. Muitas vezes, suas funções na empresa não permitem essa folga.

Continua após o anúncio

Se esse é o seu caso, tenha bastante disposição para levantar da cama. Ou, se possível, converse com o seu supervisor para se ausentar do trabalho por algumas horas. Afinal, não existe um horário certo para realizar o exame, cada caso deve ser analisado separadamente. Em caso de dúvidas, peça mais informações aos especialistas responsáveis.

2. Fique em jejum para o exame de sangue

Para realizar o exame de sangue, é necessário ficar em jejum, ou seja, permanecer durante um tempo sem ingerir comidas ou bebidas. Essa prática é fundamental, pois facilita o trabalho dos médicos. Ela é indicada somente para alguns exames, como é o caso de glicose, colesterol, entre outros.

Mas, por que o jejum é obrigatório?

Explicamos: aos poucos, as reservas de glicose, que são armazenadas no organismo, vão se esgotando e nosso corpo usa outras fontes de energia – proteínas e gorduras – para que ele funcione corretamente. Ou seja, quanto mais duradouro for o jejum, mais gordura e proteínas são consumidas.

Por outro lado, isso não se aplica a crianças. Muita gente não sabe, mas crianças menores de 6 anos não precisam fazer longos períodos de jejum antes do exame de sangue. Para os pequenos, a coleta é realizada próxima a alimentação seguinte.

3. Evite tabaco e bebida alcoólica

Não é de hoje que essa dupla é considerada uma vilã para a nossa saúde. Sabemos os problemas que elas podem trazer para o nosso corpo, não é mesmo? Em relação ao exame de sangue, um período de abstinência das substâncias é o ideal, pois elas modificam o resultado.

Quem sabe não é um bom motivo para iniciar a luta contra o vício? Pense nisso!

4. Escute seu médico

Evite ouvir opiniões de parentes e amigos sobre a sua consulta. Nessa questão, o veredito é sempre do médico. Quando ele solicitar um procedimento diferente do padronizado, siga as suas instruções. A sua saúde está em jogo e ela precisa ser tratada com carinho, combinado?

Agora que você já sabe como um exame de sangue é bastante tranquilo, recomendamos que você procure um laboratório de confiança para executá-lo com eficiência. Entre em contato conosco e agende a sua consulta de acordo com a sua disponibilidade de horário. 

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *