.

Você sabe como escolher uma clínica para a realização de seus exames?

Sabemos o quanto é importante manter alguns exames de rotina em dia, como exame de urinaexame de sangue, colesterol, hemograma, ureia e creatinina, glicose e ácido úrico, por exemplo. Muitos ficam em dúvida sobre como escolher uma clínica para exames. Porém, a escolha certa é essencial para ter credibilidade nos resultados e trazer mais tranquilidade e segurança para os pacientes.

Você, por acaso, já se viu diante de uma bateria de exames após o que era para ser apenas uma consulta ao médico? É provável que sim, afinal, quando o assunto é saúde, aquele velho ditado “é melhor prevenir do que remediar” não poderia encontrar melhor lugar do que aqui. Mas uma dúvida pode surgir: como escolher a melhor clínica?

Foi pensando nisso que preparamos esse artigo. Veja a seguir os principais fatores a considerar antes de decidir a clínica para seus exames!

1. Indicadores de qualidade

Para começar, fique atento aos indicadores de qualidade que a clínica possui. Vale pesquisar sobre o assunto, até porque hoje existem diversas organizações que atestam e auditam os processos laboratoriais como um todo. Procure por certificações e programas de qualidade, por exemplo, pois essas informações certamente dirão quem adota as melhores práticas.

Continua após o anúncio

2. Indicações e reputação

Pedir indicações e pesquisar a reputação das clínicas é uma das melhores maneiras de saber quais delas são confiáveis e quais não são. De preferência, converse com pessoas conhecidas e utilize a internet (especialmente as redes sociais) como fonte de pesquisa. Apenas tenha em mente que o satisfatório para uma pessoa pode não ser o mesmo para outra. Assim sendo, peça a opinião do maior número de pessoas que puder.

3. Perfil dos profissionais

Outro fator muito importante para a escolha da clínica é o perfil profissional dos responsáveis pela realização dos exames. Procure se informar sobre a formação e a especialização da equipe médica local. Consulte e investigue as informações que o laboratório disponibiliza em relação aos seus integrantes. Normalmente, é possível encontrá-las no próprio site da clínica.

Embora a experiência prática seja de extrema importância, a educação formal — como títulos de especialidade ou cursos extras — declaram a capacidade dos profissionais.

4. Atendimento

Ninguém gosta de ser mal atendido, concorda? Pois bem, faça o teste com as clínicas da sua cidade, afinal de contas, a forma como os clientes são tratados diz muito sobre a qualidade das empresas de um modo geral. Entre em contato por telefone, por exemplo, e veja se o atendimento é adequado e se lhe passa confiança sobre o local. Se possível, faça uma visita pessoalmente e converse com os funcionários também.

5. Infraestrutura

A infraestrutura é um ponto que merece muita atenção, já que ela se refere aos equipamentos e recursos que as clínicas dispõem para a realização dos exames. É bem verdade que, na maioria das vezes, não será possível conhecer todos os espaços, principalmente aqueles em que os procedimentos, de fato, são realizados.

No entanto, observe a organização do lugar. Se a recepção for desorganizada e parecer um ambiente dos anos 90, será que internamente a clínica conta com equipamentos modernos?

6. Localização

A questão da localização não é tão relevante assim, mas pode ser um critério de desempate para aqueles exames que exigem um cuidado extra após a sua realização. Se você tiver que passar por uma sedação, opte por uma clínica mais acessível, caso seja aprovada nos outros fatores.

7. Reputação da clínica

Uma excelente maneira de encontrar exatamente aquilo que você procura é ficar de olho na reputação e na avaliação do profissional. Você poderá encontrar a avaliação referente à clínica ao buscar no Google o seu nome. É possível, também, caso ela tenha uma página cadastrada no Facebook, encontrá-la nas redes sociais.

Assim, você consegue ver as avaliações de todas as pessoas que passaram por lá — normalmente acompanhadas de sugestões, comentários e observações. Além disso, geralmente, a própria página pode replicar a avaliação, explicitando o que pensa sobre o que foi dito, se o problema já foi resolvido e se estão fazendo algo para resolvê-lo, entre outros detalhes.

8. Pesquisa sobre a clínica

É muito importante se informar sobre a especialização profissional da pessoa responsável por todos os procedimentos na clínica. Analise a formação e pós-graduação, títulos de especialistas, cursos extras que foram realizados por esse profissional, além de consultar informações sobre o laboratório.

Obviamente, a experiência prática é muito importante, mas uma boa educação formal comprova a qualidade do profissional.

9. Custo-benefício

É essencial já ter em mente se a clínica aceita o seu plano de saúde ou um valor médio que você está disposto a pagar pelos seus exames. Você deve compreender que é injusto querer uma clínica luxuosa e querer pagar pelo mesmo preço de exames em locais populares, porém não deixe de lado a qualidade por isso.

Logo após analisar os critérios anteriores, avalie se as clínicas médicas avaliadas se encaixam na quantia que você pode pagar, qual é o custo-benefício ou se vale mais a pena escolher um estabelecimento diferente.

10. Higiene do local

Se o assunto é saúde, o mínimo que esperamos é visitar um local devidamente higienizado. Por esse motivo, quando for a um laboratório, analise a organização e procedimentos, assim como se os funcionários responsáveis pela coleta do material e processos fazem uso de luvas descartáveis e jalecos. Também preste atenção se os frascos e tubos utilizados são descartáveis e se estão identificados com o código de controle e o nome de cada paciente.

Alguns itens devem ser levados em consideração, como se o chão está limpo nas áreas onde se aguarda para a realização dos exames, nos locais de coleta do material para análise e se as paredes são pintadas em cor clara e por tintas que sejam laváveis.

Com a saúde não se brinca! Por esse motivo, é essencial ter o máximo de informações que auxiliem em como escolher uma clínica para exames. Sendo assim, solicite indicações, use aplicativos que possam ajudar nessa decisão, pesquise o nome dos profissionais e realize a avaliação conforme as suas principais necessidades. Lembre-se que, o que importa, é que você deve se sentir seguro com sua escolha, para que fique satisfeito com os serviços prestados.

Agora que você sabe como escolher uma clínica para realizar seus exames, já pode entrar em contato conosco e conhecer os serviços que oferecemos. Basta acessar nossa página!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *