.

Você sabe o que é e como calcular o IMC?

Ter um peso adequado é importante para questões que vão muito além da estética. Alimentar-se de forma saudável e equilibrada e evitar o sobrepeso ou a desnutrição são ações de extrema importância para a manutenção de uma vida saudável, com redução da chance de desenvolvimento de doenças ou complicações.

O peso em quilos, isoladamente, não representa muita coisa, pois as pessoas têm alturas e composições corporais diferentes. Para indicar se o peso de um indivíduo está adequado para a sua situação, é preciso calcular o seu IMC.

Acompanhe o texto de hoje para saber mais sobre o assunto e aprender como calcular o IMC.

O que é o IMC?

IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, que é o parâmetro utilizado para classificar as pessoas de acordo com seu peso e altura. Ele é utilizado na atuação de praticamente todos os profissionais de saúde, mas, em especial, por nutricionistas, educadores físicos e médicos. 

Continua após o anúncio

O índice foi criado no fim do século XIX e, desde então, seu uso difundiu-se por todo o mundo. É um método rápido e de fácil aplicação, apesar de ter algumas limitações. Deve ser utilizado como uma das formas de avaliação do peso, e não como a única.

A partir do resultado encontrado, a pessoa é classificada nos níveis de:

  • magreza (<18,5);
  • peso normal (18,6 a 24,9);
  • sobrepeso (25 a 29,9);
  • obesidade grau I (30 a 34,9);
  • obesidade grau II (35 a 39,9);
  • obesidade grau III (>40).

O índice apresenta critérios diferenciados para a avaliação de gestantes, adolescentes, idosos e crianças, devido à sua composição corporal diferenciada. 

Qual a sua importância? 

Como citamos, o uso do IMC é um método preliminar de avaliação do peso de uma pessoa, devendo ser seguido por outros exames mais detalhados. Mesmo assim, ele serve de alerta e acompanhamento de pacientes com riscos alimentares, tanto para a desnutrição quanto para o sobrepeso. 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza o índice como forma de avaliação do índice de obesidades nos países. 

Identificar o sobrepeso ou a obesidade precocemente ou antes mesmo de o paciente chegar a esses níveis é de extrema importância, pois essas condições estão relacionadas a diversas complicações de saúde, como:

  • maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (AVC, infarto, hipertensão arterial);
  • maior chance de desenvolvimento de doenças articulares.

A identificação de um IMC alterado pode ser o primeiro alerta para a necessidade de um acompanhamento nutricional. 

Como calcular o IMC?

Agora que você entendeu o que é o IMC e qual sua importância, vamos mostrar como ele é calculado. A fórmula é simples e pode ser aplicada por qualquer profissional de saúde. 

O cálculo utilizado é: peso em quilos dividido pela altura em metros ao quadrado (peso(kg)/altura²(m)).

Se o resultado obtido for entre 18,6 e 24,9, a pessoa é considerada com com peso saudável. Mas lembre-se de que essa não é a única variável que deve ser levada em consideração.

Por exemplo, uma mulher com estatura pequena, mas muito musculosa, pode ter um IMC elevado, pois a massa muscular tem peso maior. Nesse caso, o valor não significa que ela tem sobrepeso ou que não é saudável.

Agora que você aprendeu como calcular o IMC, que tal calcular o seu e deixar um comentário nos contando?

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *