.

Tipos de hepatite: conheça os mais comuns e suas particularidades!

É de conhecimento geral que a hepatite é uma doença que caracteriza inflamação no fígado, mas nem todo mundo sabe que existem vários tipos de hepatite. A degeneração do fígado pode ter vários causadores e, portanto, cada tipo de hepatite requer um tratamento.

Neste texto, explicaremos tudo sobre a hepatite causada por vírus, que são os tipos A, B e C. Somente esses três tipos serão citados no texto porque são as hepatites mais comuns, entretanto a inflamação no fígado também pode ser causada por álcool ou uso exagerado de medicamentos.

Quer saber mais sobre a hepatite? Então, continue a leitura!

Hepatite A

Como afirmamos, a hepatite A é uma doença viral aguda, e é causada pelo vírus HAV. A transmissão do vírus pode ocorrer por meio de água ou alimentos contaminados e até mesmo por via sexual.

Continua após o anúncio

Os sintomas dessa doença são discretos e, por isso, dificilmente a pessoa que tem hepatite A sabe que está doente. Alguns do sintomas são:

  • desconforto na parte superior da barriga;
  • diminuição do apetite;
  • cansaço e fraqueza;
  • pele e olhos amarelados;
  • náuseas e vômito.

Raramente a doença evolui para um estado grave, e quem já teve hepatite A está imune a esse tipo de hepatite, mas pode contrair os demais.

Não existe tratamento que combata a hepatite A. O próprio organismo precisa se recuperar da doença, e os sintomas podem e devem ser tratados com medicamentos.

A melhor maneira de prevenir a doença é apostando nos hábitos de higiene. Nunca compartilhe talheres com uma pessoa doente e evite o contato direto com o infectado.

Hepatite B

Assim como o tipo A, a hepatite B é causada por um vírus, o HBV. A doença pode ser aguda, como também pode evoluir para um quadro crônico se não for bem tratada. A hepatite B mal tratada pode encadear cirrose e até mesmo câncer.

A transmissão da hepatite B, diferentemente da A, é feita somente pelo contato com o sangue ou secreções de outra pessoa contaminada. Ou seja, sexo desprotegido e compartilhamento de seringas transmitem essa doença.

O grande problema da hepatite B é que seus sintomas são mais discretos que os da hepatite A. Muitas vezes, quem contrai a doença não sente absolutamente nada. Por isso é essencial que um check-up seja feito periodicamente para saber como anda sua saúde.

A prevenção da doença pode ser feita por vacinação, mas usar preservativo durante as relações sexuais e evitar compartilhar agulhas também são boas formas de profilaxia.

Hepatite C

A hepatite C também é uma doença viral e é causada pelo vírus HCV. A hepatite C tem sintomas muito silenciosos, como a hepatite B, e dificilmente a pessoa perceberá que é portadora da doença se não for por meio de exames de sangue.

A contaminação da hepatite C também acontece por contato com sangue ou fluidos do contaminado.

A maioria das pessoas que têm esse tipo de hepatite desenvolve um quadro crônico. O agravamento da doença pode degenerar o fígado até causar cirrose, insuficiência hepática e câncer.

Infelizmente, não existe vacina contra a hepatite C, porém a doença pode ser evitada, assim como o tipo B, usando preservativos em relações sexuais e não compartilhando seringas.

A boa notícia é que existem medicamentos que combatem o vírus e controlam os sintomas, mas tudo vai depender do estado em que o fígado se encontra.

Recentemente, o SUS liberou uma nova medicação que vai ser usada como tratamento da hepatite C. O medicamento inibe a reprodução do vírus para que haja menos cópias no corpo do enfermo.

De maneira geral, todos os tipos de hepatite têm sintomas silenciosos e que podem ser confundidos com qualquer outra doença mais comum. Por isso é tão importante que todos vão ao médico periodicamente checar como anda a saúde e sempre fazer exames de sangue.

Gostou do assunto? Você quer saber mais sobre esse tipo de doença? Então, entre em contato com o Laboratório CAC e saiba mais sobre o nosso trabalho!

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *