.

5 sintomas relacionados com o ácido úrico alto para se atentar

Produzido naturalmente pelo fígado, o ácido úrico também pode ser obtido a partir da alimentação, notadamente por meio da ingestão de alimentos ricos em purina, que é um composto orgânico. Os níveis ideais dessa substância no sangue são entre 06 e 07 mg/dl. Uma concentração acima da mencionada prejudica a diluição e facilita a formação de cristais.

O ácido úrico alto tem consequências danosas para o organismo humano, entre as quais a inflamação das articulações de diferentes membros do corpo, como joelhos, tornozelos, pés e mãos, doença popularmente conhecida por “gota” e cientificamente denominada hiperuricemia.

Algumas alterações na saúde do indivíduo podem sinalizar a ocorrência do ácido úrico em excesso. O presente artigo tem a finalidade de listar e explicar os principais sintomas da elevada concentração da substância. Continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

1. Dores na articulação afetada

Como dito anteriormente, o ácido úrico alto provoca a formação de cristais, que por sua vez se depositam nas articulações, acarretando episódios de muita dor, o que dificulta a movimentação da articulação afetada.

Continua após o anúncio

Em casos mais graves, há ocorrência da gota, uma artrite aguda secundária que tem maior incidência nos homens adultos. Ela afeta especialmente o dedão do pé, mas pode ocorrer em outras partes do corpo, especialmente nos membros inferiores.

É necessário procurar um especialista, que vai prescrever remédios e indicar restrições na dieta.

2. Problemas renais

O alto nível de ácido úrico prejudica a atividade dos rins e causa alguns problemas associados, tais como os cálculos renais, ou pedras nos rins, como são mais conhecidos.

Outros prejuízos, como a ardência ao urinar e dores constantes nas costas também refletem o funcionamento renal inadequado.

A ingestão de água em grandes quantidades pode aliviar esses sintomas, mas não eliminam a necessidade de se consultar com um especialista.

3. Vermelhidão

Outro sinal de que há ácido úrico em excesso é a vermelhidão da articulação prejudicada. Ocorre de forma simultânea às dores agudas, geralmente durante ou após a manifestação do desconforto.

Ela tende a ser intensa, e por isso mesmo, fácil de ser notada. Assim, a ocorrência de vermelhidão e dores articulares são sinais de que algo não anda bem e possivelmente esse prejuízo tem relação com o ácido úrico alto.

4. Febre que pode ser seguida de calafrio

Embora com menor ocorrência, pacientes que sofrem com a hiperuricemia podem apresentar febre – seguida ou não de calafrios – como sintoma do problema original. Quando comparado aos outros sinais mencionados, esse é o mais raro.

A febre, no entanto, tende a ser negligenciada, já que também está associada com doenças menos graves, como gripe e resfriado.

5. Inchaço

Nos casos mais graves, em que as complicações estão muito avançadas, o indivíduo pode apresentar inchaços intensos, difíceis de não serem notados. Nesse estágio de evolução da doença, é preciso procurar, o quanto antes, um médico especialista e iniciar o tratamento imediatamente.

A partir dessa lista de sintomas, você estará mais apto a identificar a ocorrência de ácido úrico alto já no início e, a partir daí, terá mais chances de recuperação.

A boa notícia é que a doença tem forte relação com a alimentação. Portanto, manter uma dieta rica e equilibrada é também uma maneira de prevenir o problema. No caso da ocorrência de qualquer um desses sinais, não hesite em procurar um especialista.

Quer saber mais sobre o assunto ou deseja esclarecer outras dúvidas? Entre em contato conosco!

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


  1. Obrigado pelo Seu Conteudo De Qualidade me Ajudou Muito

    Vou compartilhar nas redes sociais este conteúdo