.

Entenda a importância do exame toxicológico para motoristas

O exame toxicológico é uma análise laboratorial das substâncias ilícitas ou tóxicas ingeridas ou que entraram em contato com um indivíduo. É possível detectar drogas usadas nas últimas 24 horas ou até mesmo 180 dias antes. Tudo vai depender do tipo de análise realizada.

Atualmente, o exame é obrigatório para a emissão de alguns tipos de carteira de motorista e concursos específicos. Mas é exclusivo para detectar drogas ilícitas, ou seja, não identifica o uso de álcool como o bafômetro faz. Quer saber mais sobre como ele funciona? Confira a seguir!

Como é feito o exame toxicológico?

Atualmente existem três tipos diferentes de exames para apontar o uso de substâncias ilícitas. São eles:

  • exame de saliva ou fluidos orais: é capaz de identificar o uso de drogas nas últimas 24 horas;
  • exame de urina: tem uma janela de detecção de 2 a 7 dias antes do exame, pois a droga é diluída no fígado e depois passa para a urina;
  • exame de queratina: é feito pela análise de parte dos fios de cabelo, pelos ou unhas. É um exame muito mais completo e eficiente, pois detecta o uso de substâncias ilícitas em um período de 90 a 180 dias. Além disso, os resultados também apontam a quantidade ingerida, que pode ser classificada como leve, moderada ou alta.

Todos esses exames vão detectar o consumo de drogas, sejam elas alucinógenas, depressivas ou estimulantes.

Continua após o anúncio

O tempo que leva para realizar o relatório médico, ou seja, para que seja apresentado os resultados, vai depender da quantidade e tipo da droga ingerida. No entanto, leva 15 dias em média para ficar pronto.

Quando é obrigatório e qual a sua importância?

O exame passou a ser obrigatório em 2016, segunda a resolução 583 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), para a renovação e emissão da carteira de motorista nas categorias C, D e E.

Em 2018, por meio da resolução número 724, passou a ser obrigatório que esse exame seja o de larga janela de detecção (feito a partir de amostras de queratina).

A importância de identificar o uso de drogas se dá devido à grande responsabilidade dada a esses motoristas, que transportam cargas enormes e até mesmo vidas. Ela também ocorre pela frequência com que muitos caminhoneiros utilizam substâncias para se manter acordados por um enorme período de tempo.

Por fim, o resultado positivo é fator determinante para eliminar candidatos em concursos nas áreas de saúde, segurança pública, militares e da aviação.

Onde o exame toxicológico pode ser feito?

Um exame só deve ser realizado em laboratórios especializados. Para isso, o ideal é escolher uma clínica que tenha credibilidade e que seja de confiança. Dessa forma, você poderá se sentir seguro e em boas mãos.

Como você pôde perceber, o exame toxicológico é feito para detectar o uso de substâncias ilícitas. Ele é obrigatório para a emissão das carteiras de motorista C, D e E, e deve ser feito por profissionais em quem você confia e que tenham experiência na função.

Você interesse em fazer um exame toxicológico? Entre em contato agora com o Laboratório CAC!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *