.

Saiba como identificar os 5 principais sintomas de gravidez!

A probabilidade de ter um óvulo fecundado e gerar uma vida dentro de si é uma circunstância que deixa qualquer mulher ansiosa. Antes mesmo de fazer um exame de sangue ou ultrassom, a suspeita pode ser confirmada pela percepção dos principais sintomas da gravidez.

Após a implantação do óvulo fertilizado no útero, o corpo começa a produzir alguns hormônios. A partir de então, os fenômenos que caracterizam a ocorrência de uma gestação começam a ser manifestados e os sinais de que houve uma fecundação bem-sucedida são revelados.

Se você está se preparando para esse momento tão singular, continue lendo o artigo para descobrir quais são as evidências a serem observadas e que atestam a possibilidade da chegada um novo herdeiro(a)!  

1. Atraso menstrual

Você é uma mulher que tem um ciclo regular, no entanto, conferiu o calendário e constatou demora na menstruação?

Continua após o anúncio

Apesar de existirem outras causas que justificam o atraso, como estresse, disfunção na tireoide, distúrbios alimentares e grande oscilação no peso em um curto espaço de tempo, esse é o principal indício de que o seu exame de beta HCG pode dar positivo.

A amenorreia é um sintoma de gestação, mas também é um indicador de distúrbios. Então, é muito importante consultar um ginecologista para saber como anda a sua saúde.

2. Enjoos e vômitos

O corpo passa por inúmeras transformações durante os nove meses em que está gerando uma vida. Entre os principais sintomas da gravidez, os enjoos e vômitos são bastante frequentes.

Esse mal surge logo nas semanas iniciais, por causa da produção hormonal. Com o olfato e paladar mais sensíveis, os cheiros e sabores que até então passavam despercebidos começam a incomodar. O resultado é um mal-estar comum entre as grávidas até o fim do primeiro trimestre.

3. Sonolência

Para garantir a manutenção da gravidez até o nascimento do bebê, o nível de progesterona no organismo feminino é elevado. Assim como a proporção dessa substância, o sono também aumenta.

A vontade de dormir, principalmente após as refeições, começa a ser uma necessidade primordial. Então, ao perceber uma sonolência excessiva, sem motivo aparente, desconfie!

4. Diminuição do trânsito intestinal

Sabe a progesterona que acabamos de mencionar? Além de deixar a mulher sonolenta, ela também influencia no funcionamento regular do intestino.

Nas primeiras semanas de gestação, o intestino pode ficar preguiçoso devido à ação desse hormônio sobre as fibras musculares lisas deste canal. Com isso, os movimentos intestinais ficam mais lentos, resultando em dificuldade para a eliminação das fezes.

5. Inchaço nas mamas

O inchaço e a sensibilidade nas mamas também fazem parte dos principais sintomas da gravidez e, mais uma vez, a ação dos hormônios femininos ocasiona desconforto.

Quando há concepção, as glândulas mamárias começam a se desenvolver como forma de se preparar para receber um bebê. Portanto, pode haver retenção de líquidos, vindo a causar aumento no volume dos seios.

Apesar de esses sinais representarem uma probabilidade positiva, a melhor maneira de confirmar o pressentimento é por meio de avaliações que atestam o diagnóstico.

O exame de sangue e o teste de farmácia costumam ser os mais recorrentes para comprovar a veracidade dos principais sintomas da gravidez. Contudo, a análise da urina e o ultrassom também podem detectar se há presença de um embrião.

No momento em que a espera de um filho é confirmada, toda mulher deve iniciar o auxílio pré-natal. Aproveite e descubra a importância desse acompanhamento para garantir a saúde do bebê.  

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *