.

Como identificar alguns dos sintomas de problema nos rins?

O problema nos rins pode comprometer o bom funcionamento do corpo inteiro e devemos prestar atenção a qualquer indício de alteração. A infecção, por exemplo, é uma disfunção que, se não tratada, pode levar à insuficiência renal, ou seja, esse órgão perde a capacidade de cumprir o seu papel.

Os rins são órgãos muito importantes para o nosso organismo. Localizados na lateral da coluna vertebral, uma de suas principais funções é filtrar as impurezas sanguíneas excretadas na urina e fabricar um hormônio associado à anemia.

Como as patologias nesse órgão normalmente não manifestam sintomas na fase inicial, é necessário ficar atento aos sinais que podem indicar a possibilidade de uma doença. Havendo suspeita, possivelmente o médico vai solicitar exames de sangue e urina para comprovar o diagnóstico.

Veja agora quais são as ocorrências físicas que ajudam a identificar as enfermidades renais.

Continua após o anúncio

Alteração na urina

As alterações nesse hábito comum a todo ser humano são indicativos de doenças nos rins. Idas frequentes ao banheiro — ou até mesmo a ausência de urina —, líquido com aparência espumosa e borbulhante, fétido e de cor pálida ou muito amarelada podem ser os primeiros sinais a serem observados quando o órgão não está saudável.

Náuseas e vômitos

Quando há uma deficiência nos rins que impede a sua total eficiência na filtragem do sangue, a ureia passa a ficar acumulada no organismo, provocando o que é chamado de uremia.

A intoxicação por essa substância causa perda de apetite e o corpo começa a rejeitar os alimentos ingeridos. Por isso, as náuseas e vômitos são um dos sintomas de problema nos rins.

Dor nas costas

A dor nas costas pode ser um indício de pedras ou rins policísticos, já que muitas doenças renais, até mesmo a insuficiência aguda, não costumam causar incômodos na extensão lombar.

Diferentemente da má sensação provocada pela postura irregular ou doenças osteoarticulares, nesse caso, a dor na parte traseira é bastante intensa e não está relacionada à movimentação do tronco.

Falta de ar

Pode ser difícil de imaginar, mas a dificuldade para respirar também é um sintoma de problema nos rins. Isso acontece porque o órgão produz a eritropoetina, uma substância responsável pela maturação dos glóbulos vermelhos.

A falta desse hormônio origina a anemia — doença caracterizada pela ausência de glóbulos para o transporte do oxigênio. Dessa maneira, em pessoas com distúrbios renais, a falta de ar pode se apresentar como um dos fenômenos.

Inchaço

Outra atividade importante exercida pelos rins é o controle de água e sódio no nosso corpo. Se não houver o equilíbrio adequado entre essas substâncias, os fluidos não são eliminados. Assim, a concentração de sódio favorece a retenção de líquidos e leva ao inchaço nas pernas, pés e outras articulações.

Como você deve ter compreendido, o corpo emite alguns sintomas para expressar problema nos rins. Ao perceber uma ou mais das queixas descritas, procure um médico para avaliar a situação e realizar os exames indicados. Dessa maneira, ele poderá comprovar a existência de alguma enfermidade e o paciente evita preocupação desnecessária.

Se você é uma pessoa preocupada com o seu próprio bem-estar e o de sua família, aproveite e descubra o que é a creatinina no sangue e como essa análise pode ajudar a identificar algumas doenças.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *