.

A importância do jejum correto para o exame de sangue

Um exame de sangue pode prevenir o aparecimento de doenças e também investigá-las, além de monitorar a saúde do nosso corpo. Para obter resultados precisos é necessário preparar o organismo com a prática do jejum, muitas vezes requerida para esse tipo de exame.

Sabemos que muitas vezes este assunto pode gerar dúvidas sobre o seu tempo de duração e o que ingerir no dia anterior a um exame de sangue. Por isso, contamos, neste post por que o jejum para exame de sangue é uma prática essencial para obter eficácia na avaliação clínica do paciente. Saiba mais!

O que é o jejum?

O jejum consiste na diminuição ou privação de alimentos sólidos e líquidos por um determinado período de tempo. Na medicina essa prática é bastante comum, sendo realizada para evitar complicações no caso de cirurgias ou interferir nos resultados de exames laboratoriais.

Nos exames de sangue o jejum é obrigatório, sendo pedido pelo médico para evitar que a ingestão de alimentos modifique o nível das substâncias a serem analisadas.

Continua após o anúncio

Aos poucos, as reservas de glicose que são armazenadas no organismo vão se esgotando e nosso corpo usa outras fontes de energia, como proteínas e gorduras, para que ele funcione corretamente. Ou seja, quanto mais duradouro for o jejum, mais gordura e proteínas são consumidas.

Por que o jejum para exame de sangue é importante?

Quando o jejum é seguido corretamente, de acordo com a solicitação dada pelo médico, há chances maiores de o resultado do exame estar mais próximo do valor real encontrado no sangue.

Por isso é importante seguir o tempo correto de jejum em determinados exames e caso isso não seja feito, as chances de ocorrer um falso resultado são grandes.

Nem todo tipo de exame de sangue requer jejum. Inclusive, dependendo das substâncias a serem analisadas, existem alguns que não pedem a prática como algo obrigatório, como é o caso do hormônio Beta-HCG ou pesquisa de Hepatites.

Em relação ao tempo de jejum, algumas avaliações necessitam de um período menor ou maior, sendo que a maioria dos exames pode ser feita com três horas sem a ingestão de alimentos.

Quais as recomendações para o pré-exame de sangue?

Além do jejum em si, outros cuidados fazem total diferença no período próximo a um exame de sangue.

Sabemos que a ansiedade pode aumentar neste momento, porém é preciso ter uma boa noite de sono, consumir alimentos leves e não gordurosos e evitar o consumo de álcool e cigarro por, pelo menos, três dias antes da realização da avaliação sanguínea.

Lembre-se também de avisar o seu médico e enfermeiro sobre qualquer uso de medicamentos como pílulas anticoncepcionais, antidepressivos ou antibióticos antes de realizar o exame, pois isso pode interferir no resultado.

É normal ocorrerem dúvidas no momento em que um ou mais exames de sangue são solicitados, por isso sempre que houver alguma incerteza não deixe de perguntar ao seu médico ou laboratório.

Agora que você já sabe a importância de realizar um correto jejum para exame de sangue, entre em contato conosco para agendar o seu de forma rápida e segura!

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *